De 20 a 28 de janeiro, o "Bacalhau à Monção" está de regresso à vila. O prato tem a assinatura do chef Vítor Sobral. Showcookings ou espetáculos para toda a família integram a programação da segunda edição.
De acordo com o Município, a iniciativa pretende sedimentar uma aposta gastronómica que teve, no ano passado, “um assinalável sucesso”.
“Num território de tão vasta riqueza gastronómica, onde o bacalhau é parte intrínseca da tradição culinária nacional, o ‘Bacalhau à Monção’ é servido em forma de inovação e excelência. Um prato de autor, exclusivo da restauração monçanense”, recordou.
Assim, durante oito dias o bacalhau será o “rei e o senhor das mesas” de mais de uma dezena de restaurantes de Monção: “A Cozinha do Convento”; “A Galiza Mail’O Minho”; “Bar Regional Val de Poldros – Riba de Mouro”; “Cabral”; “Casa Lara”; “Casa Matraquilhos”; “Chiote Monte da Mina”; “Cuckoo”; “Deu-la-Deu”; “Firmino’s”; “Flor do Minho”; “Fonte da Vila”; “O Arado”; “O Calhau”; “O Rosal”; “Paladares do Minho”; “Recanto D’Avó”; “Sete à sete”; “Solar S.Pedro”; “St. Tropez” e “Vamos Lá”.
Além do “Bacalhau à Monção”, a iniciativa integra ainda um espetáculo solidário Rotary Club de Monção, no dia 20 de janeiro, pelas 21h00, no Cine Teatro João Verde; uma feira de produtos tradicionais, de 21 a 28 de janeiro, das 10h00 às 16h00, no Mercado Municipal de Monção; dois showcookings “Bacalhau à Monção” e “Bacalhau Frito com Maionese de Limão e Salsa” também no Mercado Municipal e o espetáculo “A Corça”, protagonizado pela companhia “Comédias do Minho”, no dia 27 de janeiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal.
Descubra aqui a programação na íntegra.

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.