Logo
Regional

Autoridade Marítima planeia renovação da frota mas garante que meios estão operacionais

9 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O contra-almirante José Vizinha Mirones, diretor-geral da Autoridade Marítima Nacional (AMN), disse em Viana do Castelo que o plano de investimento da frota daquela entidade ainda não está fechado e garantiu não existir “nenhuma emergência” de meios operacionais.

“Não existe nenhuma emergência. A AMN tem os meios necessários para o cumprimento da missão. Estamos a falar de uma renovação programada e planeada”, afirmou José Vizinha Mirones.

O diretor-geral da AMN, que é também comandante-geral da Polícia Marítima falava aos jornalistas no final da cerimónia de entrega, pela empresa de Viana do Castelo, Navallethes, de duas embarcações salva-vidas semirrígidas de terceira geração, orçadas em cerca de 700 mil euros.

“Neste momento, temos um plano de investimento que não está, ainda, completamente terminado. A nossa intenção é, de facto, proceder de uma forma planeada, programada, à renovação da frota que, esperamos, se tudo correr bem, vir a concretizar com o apoio das nossas empresas”, afirmou

Questionado pelos jornalistas, o contra-almirante adiantou que o “plano de investimento tem de ser discutido com a tutela”, considerando ser “prematuro falar de valores”.

“Existe uma intenção de renovar a frota existe”, afirmou, reforçando que “os meios que existem estão operacionais”, apesar “do desgaste normal e natural”.

“À medida que os meios vão envelhecendo, vão sendo renovados. Não direi que há uma necessidade urgente”, insistiu.

José Vizinha Mirones referiu que a renovação da frota da AMN será “planeada e programada” em “parceria com o tecido empresarial português”.

“Este é um exemplo [Navallethes] de uma ligação virtuosa, que espero que venha a ser robustecida para o desenvolvimento da indústria local. Isto gera emprego, gera inovação, desenvolvimento económico e contribui para o reforço da Marinha e da AMN”, adiantou.

As duas embarcações entregues, com 11 metros de comprimento e equipada com dois motores de 300 cavalos, destinam-se a apoiar atividades relacionadas com a salvaguarda da vida humana no mar, em condições ambientais adversas e severas.

Foram entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para servir as capitanias de Aveiro e de Ponta Delgada, no Açores.

As “embarcações estão dotadas de um sistema de auto-adriçamento [quando sujeitas a um golpe de mar volta à posição original], flutuadores com núcleo em espuma de célula fechada, assentos com suspensão, atingem uma velocidade máxima superior a 80 quilómetros/hora e têm uma autonomia de 200 milhas náuticas”, especificou.

“Os requisitos operacionais são transversais a todas as embarcações da Marinha e da AMN. A diferença é que, graças às novas tecnologias e às competências da Navallethes, temos equipamentos mais modernos”, afirmou José Vizinha Mirones.

Segundo o administrador da Navallethes, com estaleiro na zona empresarial da Praia Norte, Viana do Castelo, as duas embarcações hoje entregues são as primeiras de nova geração que a empresa construiu.

“A Marinha e a ANM têm sido parceiros extremamente interessantes. Todos os desafios que nos lançam fazem-nos partir em busca da inovação e encontrar soluções para fazer face às necessidades”, afirmou Francisco Portela Rosa.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a “confiança” que a Marinha depositou no tecido empresarial do concelho.

O autarca socialista realçou a “visão da AMN, do senhor Almirante de destacar a indústria portuguesa, de convocar a indústria portuguesa para a produção dos equipamentos.

“Se há competência industrial instalada [no concelho] é na construção e reparação naval. Há uma relação de confiança na nossa indústria, nesta área e, nesta empresa em particular. Há relevância na indústria nacional para ser aproveitada por todas as entidades nacionais. Só havendo oportunidades de contratação é que pode haver capacidade financeira para desenvolver e inovar”, referiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Noite de consoada

A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.

Regional 24 Dezembro, 2025

Crianças internadas no Hospital de Viana do Castelo vivem momentos de magia natalícia

O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Papa apela a 24 horas de paz no Natal

O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.