Logo
Regional

Autoridade Marítima planeia renovação da frota mas garante que meios estão operacionais

9 Fevereiro, 2025 | 11:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O contra-almirante José Vizinha Mirones, diretor-geral da Autoridade Marítima Nacional (AMN), disse em Viana do Castelo que o plano de investimento da frota daquela entidade ainda não está fechado e garantiu não existir “nenhuma emergência” de meios operacionais.

“Não existe nenhuma emergência. A AMN tem os meios necessários para o cumprimento da missão. Estamos a falar de uma renovação programada e planeada”, afirmou José Vizinha Mirones.

O diretor-geral da AMN, que é também comandante-geral da Polícia Marítima falava aos jornalistas no final da cerimónia de entrega, pela empresa de Viana do Castelo, Navallethes, de duas embarcações salva-vidas semirrígidas de terceira geração, orçadas em cerca de 700 mil euros.

“Neste momento, temos um plano de investimento que não está, ainda, completamente terminado. A nossa intenção é, de facto, proceder de uma forma planeada, programada, à renovação da frota que, esperamos, se tudo correr bem, vir a concretizar com o apoio das nossas empresas”, afirmou

Questionado pelos jornalistas, o contra-almirante adiantou que o “plano de investimento tem de ser discutido com a tutela”, considerando ser “prematuro falar de valores”.

“Existe uma intenção de renovar a frota existe”, afirmou, reforçando que “os meios que existem estão operacionais”, apesar “do desgaste normal e natural”.

“À medida que os meios vão envelhecendo, vão sendo renovados. Não direi que há uma necessidade urgente”, insistiu.

José Vizinha Mirones referiu que a renovação da frota da AMN será “planeada e programada” em “parceria com o tecido empresarial português”.

“Este é um exemplo [Navallethes] de uma ligação virtuosa, que espero que venha a ser robustecida para o desenvolvimento da indústria local. Isto gera emprego, gera inovação, desenvolvimento económico e contribui para o reforço da Marinha e da AMN”, adiantou.

As duas embarcações entregues, com 11 metros de comprimento e equipada com dois motores de 300 cavalos, destinam-se a apoiar atividades relacionadas com a salvaguarda da vida humana no mar, em condições ambientais adversas e severas.

Foram entregues ao Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para servir as capitanias de Aveiro e de Ponta Delgada, no Açores.

As “embarcações estão dotadas de um sistema de auto-adriçamento [quando sujeitas a um golpe de mar volta à posição original], flutuadores com núcleo em espuma de célula fechada, assentos com suspensão, atingem uma velocidade máxima superior a 80 quilómetros/hora e têm uma autonomia de 200 milhas náuticas”, especificou.

“Os requisitos operacionais são transversais a todas as embarcações da Marinha e da AMN. A diferença é que, graças às novas tecnologias e às competências da Navallethes, temos equipamentos mais modernos”, afirmou José Vizinha Mirones.

Segundo o administrador da Navallethes, com estaleiro na zona empresarial da Praia Norte, Viana do Castelo, as duas embarcações hoje entregues são as primeiras de nova geração que a empresa construiu.

“A Marinha e a ANM têm sido parceiros extremamente interessantes. Todos os desafios que nos lançam fazem-nos partir em busca da inovação e encontrar soluções para fazer face às necessidades”, afirmou Francisco Portela Rosa.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a “confiança” que a Marinha depositou no tecido empresarial do concelho.

O autarca socialista realçou a “visão da AMN, do senhor Almirante de destacar a indústria portuguesa, de convocar a indústria portuguesa para a produção dos equipamentos.

“Se há competência industrial instalada [no concelho] é na construção e reparação naval. Há uma relação de confiança na nossa indústria, nesta área e, nesta empresa em particular. Há relevância na indústria nacional para ser aproveitada por todas as entidades nacionais. Só havendo oportunidades de contratação é que pode haver capacidade financeira para desenvolver e inovar”, referiu.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe centenas de autarcas no Congresso da ANMP

Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entre os municípios que recebem imóveis devolutos do Estado para requalificação

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Obras na Ponte Eiffel suspensas até sábado

A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Ponte de Lima brilha nos Prémios Património Ibérico 2025

A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.

Regional 10 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Santuário do Sagrado Coração de Jesus apresenta presépio tradicional

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.