As previsões meteorológicas apontam para um fim de semana prolongado com bom tempo e temperaturas elevadas, pelo que a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.
É importante ter em conta que o mar ainda é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, bem como a morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, criando nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano.
Para além disso, alerta-se que a maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear, e a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada.
Assim, Autoridade Marítima Nacional recomenda:
No âmbito do Projeto “SeaWatch”, que funciona desde 2011 com o objetivo de incrementar a segurança na costa e praias portuguesas, em particular as não vigiadas, o Instituto de Socorros a Náufragos terá durante este fim de semana um conjunto de meios disponível, composto por 14 viaturas “Volkswagen Amarok” e duas “Volkswagen ID.BUZZ” que contribuem para a missão de reforçar a vigilância nas praias portuguesas antes do início da época balnear.
A AMN, com o apoio da Marinha, através do Projeto “SeaWatch” e do programa “Praia Segura”, proporciona apoio, quando necessário, em caso de acidente e realiza ações de sensibilização para optarem por praias vigiadas.
O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sexta-feira, o seu primeiro jogo dos 'play-offs' da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Municipal da Maia a equipa de Viana do Castelo começa a lutar pelo titulo com a Novasemente às 20h00, uma partida com transmissão em direto no Canal 11.
Fernando José Salgueiro Maia, foi um militar português. Foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a vida e obra do Papa Francisco, "sem recusas, sem ódios", e defendeu que a sua mensagem tem tudo a ver com os valores do 25 de Abril de 1974.
O jogo, entre a Associação Desportiva de Barroselas e a equipa B do Sport Clube Vianense, referente à 31ª jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, terá bilhetes a preço de Champions. O Sport Clube Vianense informou, nas redes sociais, que "os bilhetes terão uma sobretaxa de 100%, conforme pedido efetuado pelo clube anfitrião à AFVC".
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Este é um dos feriados nacionais obrigatórios. A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.
O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.
As previsões meteorológicas apontam para um fim de semana prolongado com bom tempo e temperaturas elevadas, pelo que a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.