Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.
O CDS-PP conquistou 53,06% dos votos, assegurando cinco vereadores no executivo municipal, o que confirma a continuidade do projeto liderado por Vasco Ferraz à frente dos destinos do concelho.
Em segundo lugar surge o PLMT, que alcançou 14,96% dos votos, elegendo um vereador e assegurando assim presença na oposição. O PSD ficou em terceiro lugar, com 14,37% e também um vereador eleito.
As restantes forças políticas não conseguiram representação na vereação: o Chega obteve 6,57%, o PS ficou-se pelos 3,94%, a Iniciativa Liberal teve 1,86%, a CDU (PCP-PEV) somou 1,68%, e o PPM registou 0,49%.
Foram ainda contabilizados 1,89% de votos em branco e 1,18% nulos.
Com este resultado, Vasco Ferraz reforça a sua liderança e consolida o CDS-PP como força dominante na política local limiana, prometendo dar continuidade ao trabalho iniciado no anterior mandato.
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.
O PSD foi o grande vencedor das Eleições Autárquicas de 2025 no distrito de Viana do Castelo, conquistando cinco das dez câmaras municipais do Alto Minho. O PS manteve quatro e o CDS-PP segurou uma.
O Partido Social Democrata (PSD) foi o grande vencedor das eleições autárquicas de domingo, conquistando 136 câmaras municipais (incluindo coligações) contra 128 do Partido Socialista (PS). Os sociais-democratas recuperam assim a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que estava nas mãos do PS desde 2013.
Luís Nobre, candidato do PS, venceu as eleições autárquicas em Viana do Castelo realizadas neste domingo, com 42,76% dos votos, garantindo cinco lugares no executivo municipal.
Vasco Ferraz, autarca do CDS-PP, foi esta noite reeleito presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, garantindo uma clara maioria para o seu segundo mandato consecutivo.
O PSD venceu, este domingo, as eleições autárquicas para a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, conquistando uma expressiva maioria absoluta. Olegário Gonçalves, cabeça de lista social-democrata, foi eleito presidente da Câmara, com 58,67% dos votos, o que lhe garante cinco vereadores no executivo municipal.
O social-democrata Augusto Marinho saiu vitorioso nas eleições autárquicas deste domingo em Ponte da Barca, assegurando o seu terceiro mandato consecutivo à frente do município.