A distrital do PSD de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, o nome de José de Araújo para voltar a encabeçar a candidatura à Câmara de Ponte de Lima, onde é, atualmente, vereador sem pelouro.
Em comunicado do PSD Alto Minho, José de Araújo diz ter aceitado repetir a candidatura pela segunda vez pelo “sentido de pertença e de responsabilidade”.
“Recandidato-me porque entendo que é preciso fazer mais pelas pessoas e fazer diferente pelo concelho”, afirma o candidato.
Para José Nuno Araújo, “o PSD tem sido uma oposição construtiva, demonstrando capacidade para defender um projeto alternativo para Ponte de Lima”.
“Obriguei-me a trabalhar um espaço de afirmação para um projeto político diferenciado. E, de facto, temos projeto, coragem e ambição. Consequentemente, dizemos: Estamos preparados. Somos a alternativa”, garante o candidato social-democrata à Câmara de Ponte de Lima, liderada por Vasco Ferraz, do CDS-PP.
Com 56 anos de idade, o candidato é licenciado em Humanidades e formador com formação especializada em administração escolar.
Atualmente, “desempenha funções no âmbito da administração e gestão escolar, como adjunto do diretor, num agrupamento de escolas do concelho da Maia (AE Castêlo da Maia) e pertence ao conselho municipal de educação local, em representação do pessoal docente do ensino secundário público”.
Foi também membro eleito da Assembleia Municipal de Ponte de Lima durante três mandatos (1997 a 2001, 2005 a 2009 e 2009 a 2013) e desempenhou ainda vários cargos em associações de carácter desportivo e social de Vitorino de Piães, designadamente na Casa do Povo e no Grupo Desportivo.
José Nuno é ainda autor das publicações “20 anos de crónicas de política limiana” (2021), “Intervenções na Assembleia Municipal de Ponte de Lima |1997 a 2013” (2021), “Roteiro pelas freguesias” (2024).
As eleições autárquicas deverão decorrer entre 22 setembro e 14 outubro de 2025.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.