Logo
Política

Autárquicas: Paulo de Morais assume derrota e promete oposição leal na Câmara de Viana do Castelo

13 Outubro, 2025 | 16:00
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, assumiu a derrota nas eleições autárquicas de domingo e destacou a importância de respeitar a vontade dos vianenses. O socialista Luís Nobre foi reeleito presidente da Câmara, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco vereadores no executivo municipal, repetindo a equipa do atual mandato.

Paulo de Morais afirmou: “Os vianenses votaram bem. Em democracia, o povo vota sempre bem e respeitamos os resultados. Quero saudar o presidente reeleito e desejar-lhe sucesso na sua função, contando com a nossa oposição leal e crítica na Câmara, uma vez que os nossos programas políticos são distintos”.

Paulo de Morais sublinhou que, apesar de não ter alcançado o objetivo principal – a presidência da Câmara –, a coligação registou “um forte reforço, elegendo novas Juntas de Freguesia que não estavam na esfera da AD”.

Questionado sobre eventuais falhas na campanha, o cabeça de lista da AD foi firme: “Não falhámos nada. É democracia. Apresentámos o nosso programa, a nossa equipa e transmitimos a nossa mensagem da forma que entendemos mais adequada, mas a maioria da população decidiu validar um outro projeto que está em vigor há 30 anos”.

O líder da coligação garantiu ainda que cumprirá o mandato na Câmara com responsabilidade: “Quando alguém se candidata, candidata-se a um projeto. Estarei nas reuniões de Câmara, nas sessões que entender úteis, no diálogo permanente com os vianenses, defendendo o que preconizo como melhor para o concelho, respeitando a vontade da maioria expressa nas urnas”.

Paulo de Morais concluiu destacando o crescimento da AD em termos de votos e reforçou o compromisso de atuar como oposição construtiva, sem deixar de respeitar as escolhas dos vianenses.

A coligação PSD/CDS-PP obteve 28,02% dos votos, elegendo três vereadores, enquanto o Chega conseguiu eleger Eduardo Teixeira com 14,98%. Fora do executivo ficou a CDU, que apresentou José Flores como cabeça de lista, alcançando 4,23%.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.