Eduardo Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo, não conseguiu alcançar a presidência do município nas eleições autárquicas do passado domingo. O candidato considera que a derrota se deve às "amarras" existentes, resultado de décadas de compadrio no executivo municipal.
“O povo é que ficou a perder com as amarras que existem há 32 anos devido ao compadrio existente na Câmara”, afirmou Eduardo Teixeira, de 53 anos, candidato pelo Chega.
“Partimos para estas eleições pela representatividade que passou a ter em todos os órgãos, na Câmara Municipal, assembleias de freguesia e Assembleia Municipal”, afirmou.
Nas eleições, o socialista Luís Nobre conseguiu manter o PS na presidência da Câmara, com 42,76% dos votos, garantindo cinco eleitos no executivo municipal, mantendo a mesma equipa do atual mandato. A coligação PSD/CDS-PP, liderada por Paulo de Morais, alcançou 28,02%, elegendo três vereadores. O Chega conquistou 14,98% dos votos, elegendo Eduardo Teixeira como vereador.
Teixeira destacou ainda que, com os resultados, a CDU deixa de ter lugar na Câmara Municipal e o Bloco de Esquerda perde representatividade na Assembleia Municipal.
Em 2021, o Chega concorreu à Câmara de Viana sem conseguir eleger qualquer vereador. Eduardo Teixeira foi então eleito pelas listas do PSD, mas em janeiro de 2024 desfiliou-se do partido, assumindo a condição de independente no executivo. Nas eleições legislativas de 2024 e 2025, integrou as listas do Chega e foi eleito deputado.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.
A cidade de Viana do Castelo conta com um espaço único no país dedicado à preservação da história das motocicletas. O Museu da Moto, criado pela Associação Velhas Bielas de Viana, é o resultado de um projeto iniciado em 2008, com o objetivo de reunir, conservar e divulgar o património ligado ao motociclismo.
O Sporting de Braga perdeu ontem na receção aos belgas do Genk, por 4-3, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga Europa, sofrendo o primeiro desaire nesta edição da prova.