O atual presidente da câmara de Valença, o socialista José Manuel Carpinteira, vai recandidatar-se a um segundo mandato nas eleições autárquicas deste ano.
“Esta recandidatura simboliza a enorme ambição e vontade de continuar a merecer a confiança dos eleitores valencianos, com o objetivo de prosseguir a implementação da visão estratégica iniciada em 2021, para reforçar a projeção de Valença no planos económico e socio-cultural”, diz a concelhia do PS de Valença em comunicado.
De acordo com os socialistas, a candidatura de Carpinteira e “natural, agregadora e mobilizadora”, depois de o presidente da autarquia ter levado a cabo “o processo de transformação social, económica e cultural com que se havia comprometido há quatro anos”.
O PS diz que “muito foi feito, mas muito há ainda a fazer, tendo como base os projetos e candidaturas aprovadas que permitirão a realização de mais investimentos estruturantes nos próximos anos”.
“Com perto de 30 milhões de euros aprovados em fundos comunitários, este mandato fica marcado pelo início da obra [na terça-feira] de reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença, pelo forte investimento na requalificação dos Bairros Sociais e construção de novas soluções habitacionais e pela construção da Residência Académica”, indica o PS.
Os socialistas assinalam que “os projetos de requalificação do antigo Cine-Teatro e da construção da Creche no Parque Empresarial de Valença trarão mais dois investimentos estruturantes para o concelho”.
Por outro lado, o PS diz que “a estratégica política de descentralização e reforço das competências das Juntas de Freguesia, com valores recordes de transferências municipais superiores a 1,3 milhões de euros anuais, foi outra das grandes mais-valias” do mandato.
Atualmente, o executivo municipal de Valença é composto por três elementos do PS, dois do PSD e dois do movimento Fortalecer Valença.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.