Os eleitores da freguesia de Lara, no concelho de Monção, vão repetir as eleições para os três órgãos autárquicos no próximo dia 26, anunciou António Barbosa, Presidente reeleito para a Câmara Municipal. A decisão surge na sequência de um empate na assembleia de freguesia e de uma reclamação relacionada com o processo de votação.
António Barbosa afirmou que “o povo vai novamente decidir” e sublinhou a importância de o eleitorado se pronunciar “como se pronunciou por todo o concelho”. A votação em causa inclui a eleição da assembleia de freguesia, da assembleia municipal e do sexto vereador da Câmara de Monção.
O empate registou-se na votação para a assembleia de freguesia, com 85 votos para a candidatura do PSD e 85 votos para o movimento Juntos Por Lara. Houve ainda uma reclamação de um eleitor que não foi registada em ata pela mesa de voto, o que levou o juiz a decidir pela repetição das eleições em toda a freguesia.
Na votação de domingo, Lara contava com 269 eleitores inscritos. Para a Câmara de Monção, o PSD obteve 122 votos, o PS 43 e o Chega 11. Para a assembleia municipal, o PSD somou 124 votos, o PS 42 e o Chega 12 votos.
O atual executivo da Câmara de Monção é constituído por cinco vereadores do PSD e dois do PS. António Barbosa foi reeleito para um terceiro mandato e lidera a lista do PSD à Câmara. Entre os outros candidatos estão Sandra Caldas (PS), Amélia Barbeitos (CDU – PCP-PEV) e Armando Campos (Chega).
Segundo a Comissão Nacional de Eleições, o empate em Lara seria avaliado pela Assembleia de Apuramento Geral, composta por um juiz e diversos constituintes, que verifica todas as atas, incluindo votos protestados e nulos, antes de decidir sobre o resultado.
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.
O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.
A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).