O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Viana do Castelo, Carlos da Torre, colocou a habitação no centro da sua campanha autárquica, defendendo uma resposta urgente às cerca de 700 famílias do concelho que vivem em casas degradadas.
“Estamos perante uma emergência pública. Há centenas de famílias que vivem em condições indignas, em casas que põem em causa a sua saúde. A câmara tem de dar rapidamente uma resposta”, afirmou durante a campanha.
Para o candidato, a solução não passa pela construção de novos bairros sociais, mas por “habitação municipal, seja reabilitada ou construída de raiz, que possa ser colocada à disposição das famílias com rendas que realmente possam pagar”.
Carlos da Torre acusou ainda a autarquia de canalizar incentivos da reabilitação urbana para “especulação imobiliária e habitação de luxo”. “É escandaloso que empreendimentos como os do Parque da Cidade tenham beneficiado de milhões de euros em impostos que o município deixou de cobrar, quando esse dinheiro faz tanta falta para resolver os problemas de habitação das famílias mais frágeis”, criticou.
No plano da mobilidade, o candidato do BE elogiou o arranque do novo serviço de transportes públicos, iniciado em setembro, mas defendeu que é “preciso ir mais longe”. “O transporte urbano dentro da cidade tem de ser gratuito, para que as pessoas deixem o carro na periferia. Para isso, é necessário criar parques de estacionamento de grandes dimensões e garantir horários frequentes e eficazes”, sustentou.
O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, marcou presença esta sexta-feira em Ponte da Barca, onde desafiou o presidente da CCDR-N, António Cunha, a reunir todas as entidades responsáveis pela gestão do território para encontrarem soluções eficazes contra os incêndios florestais.
De 15 a 22 de novembro, Viana do Castelo acolhe a 9.ª edição do Festival de Teatro, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento, que tem como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reúne este ano vários espetáculos de destaque nacional e internacional, reforçando o papel da cidade como referência no panorama cultural português.
A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.