Logo
Regional

Autárquicas 2025: Vassalo Abreu quer voltar à presidência da Câmara de Ponte da Barca

2 Setembro, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
Menos de 1 minuto de leitura

O regresso de antigos presidentes de Câmara às eleições autárquicas é um dos fenómenos marcantes deste ciclo eleitoral de 2025, e Viana do Castelo não é exceção. O Partido Socialista anunciou Vassalo Abreu como candidato à Câmara Municipal de Ponte da Barca, concelho que já liderou durante três mandatos consecutivos, entre 2005 e 2017.

Com este regresso, o antigo autarca junta-se a mais de 30 ex-presidentes de Câmara em todo o país que decidiram voltar a candidatar-se às autarquias, alguns após mais de uma década fora dos executivos municipais.

A experiência política e o conhecimento profundo dos territórios continuam a ser argumentos valorizados por muitos partidos e movimentos independentes, que veem nestes antigos presidentes uma mais-valia para enfrentar os novos desafios locais.

Vassalo Abreu, que durante os seus mandatos foi reconhecido por apostar no desenvolvimento turístico e cultural de Ponte da Barca, volta agora a apresentar-se aos eleitores com o objetivo de recuperar a liderança socialista no município.

A nível nacional, destacam-se ainda nomes como João Rocha (Serpa, Movimento Independente), Luís Filipe Menezes (Vila Nova de Gaia, PSD) e Maria das Dores Meira (Setúbal, agora como independente com apoio do PSD).

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro, e prometem trazer à disputa local não só novos rostos, mas também muitos nomes já bem conhecidos dos eleitores.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Setembro, 2025

Autarquia de Ponte da Barca reforça apoio ao setor pecuário após incêndios devastadores

Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.

Regional 3 Setembro, 2025

Festa das Solhas anima Lanhelas com tradição, música e cultura

A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.

Música 3 Setembro, 2025

Carolina de Deus atua em Viana do Castelo no dia 13 de setembro

A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.

Nacional 3 Setembro, 2025

Época balnear com 16 mortes nas praias portuguesas até agosto

A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.

Política 2 Setembro, 2025

Autárquicas 2025: Oito candidatos na corrida à Câmara de Viana do Castelo

As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.

Regional 2 Setembro, 2025

Câmara de Viana aprova compra de três lojas por 1,4 milhões para centralizar serviços

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.

Regional 2 Setembro, 2025

Fortaleza de Valença regressa à idade média com Mercado Medieval de 5 a 7 de Setembro

Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.