O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, está a visitar as freguesias do concelho num ciclo de encontros que visa auscultar as preocupações locais e recolher contributos, no âmbito das eleições autárquicas deste ano.
Ao longo dos próximos meses, o candidato vai promover uma série de reuniões públicas descentralizadas, com a intenção de dialogar com os cidadãos, os representantes do movimento associativo e outros agentes sociais e económicos das várias freguesias. “Vamos percorrer o território para prestar contas e escutar os agentes do nosso concelho, garantindo que as prioridades que definimos refletem os desafios e ambições dos vianenses”, destacou, no primeiro destes encontros, realizado em Vila Franca, no dia 4 de junho.
Luís Nobre, que se candidata pela segunda vez à liderança do Município vianense, fala em “candidatura de continuidade”, enfatizando que a sua visão para Viana do Castelo não se limita a um ciclo de quatro anos. “Temos um plano de desenvolvimento sustentável a longo prazo, que passa por consolidar ideias e estruturar projetos que garantam resultados concretos, mas também duradouros em todo o território”, referiu ainda.
Entre as prioridades apresentadas para o futuro, destacam-se a habitação acessível, a mobilidade eficiente e a transição energética e digital, revela o manifesto da candidatura socialista. Já a cultura, a educação e a cidadania mantêm-se como pilares fundamentais de progresso.
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.
A Anémona Sonora e o Irish & Co. - pub situado no Cais da Marina de Viana do Castelo promovem, no próximo dia 23 de agosto, um sunset no terraço exterior do espaço.
O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, sábado, dia 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).
Arranca esta sexta-feira a 11.ª edição do “Festival de Música à Sua Porta – Gala de Ópera 2025”, na Porta Mexia Galvão, Antigos Passos do Concelho. A entrada é livre e o espetáculo tem início marcado para as 21h30.