Luís Nobre, atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato a um segundo mandato pelo Partido Socialista, garantiu este fim de semana que vai “obrigar o Ministério da Saúde a investir no Hospital de Santa Luzia”.
A promessa foi feita durante a apresentação pública da sua recandidatura, onde afirmou estar preparado para “lutar” pela valorização da principal unidade hospitalar do Alto Minho.
“Vamos obrigar, e tenho consciência da palavra que estou a utilizar. Vamos efetivamente obrigar o Governo a investir no hospital distrital de Santa Luzia. Merece ser cuidado, requalificado, merece incluir novas valências. Os vianenses e os alto-minhotos merecem essas condições”, declarou.
Nobre assegurou que estará atento a qualquer tentativa de “desagregar ou transferir valências para outros territórios”. E criticou a falta de investimento do Estado, apontando que a intervenção em curso no bloco de partos só foi possível graças ao apoio do município. “Foi preciso o município disponibilizar 100 mil euros. Caso contrário, a intervenção não acontecia. É simbólico, é ridículo, mas é a manifestação da nossa atenção na saúde. Não vamos permitir que haja desleixo”, sublinhou.
A saúde é uma das bandeiras da candidatura socialista, que aposta também em áreas como a habitação acessível para jovens e classe média, a mobilidade sustentável, a transição energética e digital, e o reforço da educação, cultura e participação cívica.
A apresentação da recandidatura contou com a presença de José Luís Carneiro, líder nacional do PS, elogiado por Nobre pela sua “mensagem de combate ao populismo e à demagogia”. “São os valores que a sociedade, o país e o mundo precisam”, frisou o autarca.

Luís Nobre, licenciado em Arquitetura e com pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, concorre com a mesma equipa que o acompanhou na vitória de 2021. “Tenho os melhores ao meu lado, por isso conseguimos fazer o melhor”, afirmou.
O PS apresenta listas próprias em 14 Assembleias de Freguesia e apoia outras 14 listas independentes, num total de 28 candidaturas às 30 freguesias e uniões de freguesia do concelho. Ana Paula Vale, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é a escolha para encabeçar a lista à Assembleia Municipal.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.
Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.