Luís Nobre, atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato a um segundo mandato pelo Partido Socialista, garantiu este fim de semana que vai “obrigar o Ministério da Saúde a investir no Hospital de Santa Luzia”.
A promessa foi feita durante a apresentação pública da sua recandidatura, onde afirmou estar preparado para “lutar” pela valorização da principal unidade hospitalar do Alto Minho.
“Vamos obrigar, e tenho consciência da palavra que estou a utilizar. Vamos efetivamente obrigar o Governo a investir no hospital distrital de Santa Luzia. Merece ser cuidado, requalificado, merece incluir novas valências. Os vianenses e os alto-minhotos merecem essas condições”, declarou.
Nobre assegurou que estará atento a qualquer tentativa de “desagregar ou transferir valências para outros territórios”. E criticou a falta de investimento do Estado, apontando que a intervenção em curso no bloco de partos só foi possível graças ao apoio do município. “Foi preciso o município disponibilizar 100 mil euros. Caso contrário, a intervenção não acontecia. É simbólico, é ridículo, mas é a manifestação da nossa atenção na saúde. Não vamos permitir que haja desleixo”, sublinhou.
A saúde é uma das bandeiras da candidatura socialista, que aposta também em áreas como a habitação acessível para jovens e classe média, a mobilidade sustentável, a transição energética e digital, e o reforço da educação, cultura e participação cívica.
A apresentação da recandidatura contou com a presença de José Luís Carneiro, líder nacional do PS, elogiado por Nobre pela sua “mensagem de combate ao populismo e à demagogia”. “São os valores que a sociedade, o país e o mundo precisam”, frisou o autarca.

Luís Nobre, licenciado em Arquitetura e com pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, concorre com a mesma equipa que o acompanhou na vitória de 2021. “Tenho os melhores ao meu lado, por isso conseguimos fazer o melhor”, afirmou.
O PS apresenta listas próprias em 14 Assembleias de Freguesia e apoia outras 14 listas independentes, num total de 28 candidaturas às 30 freguesias e uniões de freguesia do concelho. Ana Paula Vale, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é a escolha para encabeçar a lista à Assembleia Municipal.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.