Luís Nobre, atual presidente da Câmara de Viana do Castelo e candidato a um segundo mandato pelo Partido Socialista, garantiu este fim de semana que vai “obrigar o Ministério da Saúde a investir no Hospital de Santa Luzia”.
A promessa foi feita durante a apresentação pública da sua recandidatura, onde afirmou estar preparado para “lutar” pela valorização da principal unidade hospitalar do Alto Minho.
“Vamos obrigar, e tenho consciência da palavra que estou a utilizar. Vamos efetivamente obrigar o Governo a investir no hospital distrital de Santa Luzia. Merece ser cuidado, requalificado, merece incluir novas valências. Os vianenses e os alto-minhotos merecem essas condições”, declarou.
Nobre assegurou que estará atento a qualquer tentativa de “desagregar ou transferir valências para outros territórios”. E criticou a falta de investimento do Estado, apontando que a intervenção em curso no bloco de partos só foi possível graças ao apoio do município. “Foi preciso o município disponibilizar 100 mil euros. Caso contrário, a intervenção não acontecia. É simbólico, é ridículo, mas é a manifestação da nossa atenção na saúde. Não vamos permitir que haja desleixo”, sublinhou.
A saúde é uma das bandeiras da candidatura socialista, que aposta também em áreas como a habitação acessível para jovens e classe média, a mobilidade sustentável, a transição energética e digital, e o reforço da educação, cultura e participação cívica.
A apresentação da recandidatura contou com a presença de José Luís Carneiro, líder nacional do PS, elogiado por Nobre pela sua “mensagem de combate ao populismo e à demagogia”. “São os valores que a sociedade, o país e o mundo precisam”, frisou o autarca.
Luís Nobre, licenciado em Arquitetura e com pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, concorre com a mesma equipa que o acompanhou na vitória de 2021. “Tenho os melhores ao meu lado, por isso conseguimos fazer o melhor”, afirmou.
O PS apresenta listas próprias em 14 Assembleias de Freguesia e apoia outras 14 listas independentes, num total de 28 candidaturas às 30 freguesias e uniões de freguesia do concelho. Ana Paula Vale, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, é a escolha para encabeçar a lista à Assembleia Municipal.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho realizou, no polivalente da escola sede, a receção aos docentes para o início do ano letivo 2025/2026, que arranca oficialmente a 15 de setembro em todo o concelho.
A Escola do Rock de Paredes de Coura está de partida para a sua primeira tour internacional deste ano já este fim de semana, dias 5, 6 e 7 de setembro, com concertos marcados em três localidades da Galiza: Vigo, O Grove e Nigrán.
Esta sexta-feira, 5 de setembro, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda será palco de um espetáculo sonoro único, com a realização de um concerto de sinos pelas torres do santuário. A iniciativa é da Asociación Cultural Campaneiros de Galicia, que se desloca especialmente para esta ocasião.
Está em curso a instalação de um pontão flutuante junto ao Posto Náutico do Sporting Club Caminhense. A estrutura, que anteriormente se encontrava na margem do rio Coura e estava armazenada nos estaleiros da Câmara Municipal de Caminha, foi recuperada e adaptada a uma nova funcionalidade.
Viana do Castelo vai ser o palco do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se realiza nos dias 13 e 14 de dezembro, num ano marcado pela eleição dos novos órgãos sociais da associação.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, em nome de todo o executivo municipal, manifestou publicamente a sua profunda solidariedade para com as vítimas, famílias e amigos afetados pela tragédia ocorrida com o descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa.
Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acabam de lançar o SASocial – Alojamento Privado, uma nova plataforma digital que promete fortalecer ainda mais a rede de alojamento da instituição e facilitar a ligação entre proprietários de imóveis e a comunidade académica.