José Flores, de 60 anos, técnico industrial, é o candidato da CDU (PCP/PEV) à Câmara de Viana do Castelo, tendo como prioridades a mobilidade, a habitação e a cultura.
Natural do concelho de Reguengos Monsaraz, distrito de Évora, José Flores fixou-se em Viana do Castelo há 22 anos e integrou executivos da junta de freguesia de Santa Maria Maior, eleito pela CDU, “em vários mandatos”, concorrendo pela primeira vez à Câmara Municipal nas eleições de outubro, observou, durante a apresentação da candidatura.
Entre as exigências do concelho, o cabeça-de-lista apontou a mobilidade, indicando que, se os sucessivos executivos tivessem seguido os conselhos da CDU, existiria já uma “verdadeira rede de transportes públicos”.
“Já teríamos rotas e horários adequados a quem cá vive e trabalha”, observou, prometendo atenção ao processo de internalização do serviço urbano de transportes que o executivo atual tem em curso, com previsão de arrancar em setembro.
Quanto aos parques de estacionamento, José Flores alertou que “não são precisas mais multas nem rendas chorudas aos concessionários”.
“A Câmara pode fazer mais com parques públicos municipais, numa lógica serviço público e não de um negócio”, afirmou.
Na Habitação, o candidato quer um “reforço das soluções na habitação mais justas e inclusivas”, lamentando a subida do custo de arrendamento no concelho, de 12,6% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024.
As atenções vão para os jovens, mas também para a população de mais idade, “incapazes de responder ao mercado de arrendamento que não vê limite ao lucro”, criticou.
Apontando Viana do Castelo como um concelho “riquíssimo culturalmente”, José Flores considera que este domínio “não tem tido a devida atenção”.
A CDU quer, por isso, “desenvolver um caminho de democratização de acesso a cultura, de preservação do património e de apoio ao movimento associativo”, para além de “apoio e incentivos aos criadores locais”.
Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (um social-democrata que deixou o partido para integrar o Chega) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
Para além do candidato da CDU, já apresentaram candidatura a Viana do Castelo o atual presidente Luís Nobre (PS), Paulo Morais (PSD), Duarte de Brito Antunes (IL) e Carlos Torre (BE).
Nas autárquicas de 2021, o PS, que está no poder há mais de 30 anos, teve 45,05% dos votos, a coligação PSD/CDS tive 24,59%, a CDU 10,04% e o BE 4,54%.
As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.