A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
No caso do PS, as estruturas publicitárias foram encontradas rasgadas e pintadas, com destaque para a zona do rosto do candidato, e partes dos cartazes arrancadas e lançadas ao chão. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram o estado dos cartazes em locais centrais da cidade, incluindo zonas ajardinadas e rotundas.
A candidatura de Luís Nobre reagiu com um apelo firme ao respeito democrático:
“𝐀 𝐝𝐞𝐦𝐨𝐜𝐫𝐚𝐜𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐨́𝐢-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐢𝐝𝐞𝐢𝐚𝐬. Repudiamos totalmente qualquer tentativa de intimidação e não podemos admitir que o ruído e o desrespeito contaminem o debate público em Viana do Castelo. A campanha deve ser um espaço livre e plural. Infelizmente, não é a primeira vez que a nossa candidatura — mas não só — é alvo deste tipo de conduta. Continuaremos a defender os nossos valores com firmeza, serenidade e um compromisso inabalável com os Vianenses.”
Já a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) também denunciou recentemente atos de vandalismo:
“Os nossos cartazes foram arrancados e vandalizados em Darque, na Ponte Eiffel, e na freguesia de Neiva, precisamente durante a noite em que começaram as obras na ponte. Coincidência? Fica a dúvida! O que não deixa dúvidas é a falta de respeito pela democracia e pela liberdade de expressão. Em vez de ideias, preferem destruir. Em vez de debate, escolhem o silêncio imposto. Lamentamos profundamente esta situação, mas garantimos: nada nos vai abalar. Continuaremos de pé, com transparência, convicção e a força dos vianenses.”
Estes episódios geram crescente preocupação entre candidatos e eleitores, num momento em que se esperava uma campanha centrada na discussão de ideias e projetos.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.