A campanha autárquica em Viana do Castelo tem sido marcada por episódios de vandalismo contra várias candidaturas. Cartazes de campanha de Luís Nobre (PS), atual presidente da Câmara Municipal, foram destruídos em diversos pontos da cidade. Poucos dias antes, também a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) denunciou situações semelhantes.
No caso do PS, as estruturas publicitárias foram encontradas rasgadas e pintadas, com destaque para a zona do rosto do candidato, e partes dos cartazes arrancadas e lançadas ao chão. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram o estado dos cartazes em locais centrais da cidade, incluindo zonas ajardinadas e rotundas.
A candidatura de Luís Nobre reagiu com um apelo firme ao respeito democrático:
“𝐀 𝐝𝐞𝐦𝐨𝐜𝐫𝐚𝐜𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐨́𝐢-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐢𝐝𝐞𝐢𝐚𝐬. Repudiamos totalmente qualquer tentativa de intimidação e não podemos admitir que o ruído e o desrespeito contaminem o debate público em Viana do Castelo. A campanha deve ser um espaço livre e plural. Infelizmente, não é a primeira vez que a nossa candidatura — mas não só — é alvo deste tipo de conduta. Continuaremos a defender os nossos valores com firmeza, serenidade e um compromisso inabalável com os Vianenses.”
Já a candidatura de Eduardo Teixeira (Chega) também denunciou recentemente atos de vandalismo:
“Os nossos cartazes foram arrancados e vandalizados em Darque, na Ponte Eiffel, e na freguesia de Neiva, precisamente durante a noite em que começaram as obras na ponte. Coincidência? Fica a dúvida! O que não deixa dúvidas é a falta de respeito pela democracia e pela liberdade de expressão. Em vez de ideias, preferem destruir. Em vez de debate, escolhem o silêncio imposto. Lamentamos profundamente esta situação, mas garantimos: nada nos vai abalar. Continuaremos de pé, com transparência, convicção e a força dos vianenses.”
Estes episódios geram crescente preocupação entre candidatos e eleitores, num momento em que se esperava uma campanha centrada na discussão de ideias e projetos.
Diz o ditado que “gato escaldado de água fria tem medo”. O ditado pode funcionar com os gatos, mas nem sempre funciona com as pessoas. E por isso, para dar uma ajuda a quem já sofreu um evento cardiovascular, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Novartis lançou a campanha “55 é a sua linha vermelha”.
A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.
O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.
A Juventude Viana volta este sábado a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense recebe, no Pavilhão José Natário, o Famalicense AC, num encontro agendado para as 21h30, com transmissão em direto na Viana TV.
Ontem, dia em que o mundo celebra a cooperação entre comunidades e o compromisso com um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente, realizou-se a reunião do Steering Committee do Viana STARTS.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima inaugura no dia 3 de novembro a mostra documental “Livros com cheiro a Natal”, que estará aberta ao público até 25 de dezembro de 2025. A iniciativa pretende aproximar a comunidade da leitura e celebrar o espírito natalício através de uma seleção de obras que exploram diferentes universos literários.
O espetáculo "Ouve-me de Perto como se Te Tocasse", da Companhia de Teatro Comédias do Minho, está hoje em cena em Valença, propondo ao público uma experiência teatral fora do habitual.