O presidente da Câmara de Viana do Castelo manifestou hoje total disponibilidade para encontrar uma solução definitiva para acabar com os contentores onde funciona atualmente parte do serviço de urgência do hospital de Santa Luzia.

O autarca socialista, que respondia às interpelações dos vereadores do PSD e da CDU, durante o período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo municipal, disse que apesar de não ter havido descentralização de competências na área da saúde, a autarquia “acompanhará sempre o que a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) entender ser estratégico” para as necessidades da região.
“Até essa solução precária [contentores de apoio à urgência] já está de tal maneira desgastada que começa a ser em si, precária. Precária e que interessa resolver o mais rapidamente possível. Temos tido um conjunto de dificuldades, uma delas prende-se com a nomeação do novo conselho de administração da ULSAM. Que a nova equipa possa vir com energia e com vontade transformadora, inovadora e de avançar”, afirmou, acrescentando que o município “não se pode substituir à administração”.
O mandato do atual conselho de administração da ULSAM terminou em 2019, mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021 devido à pandemia de covid-19.
Atualmente, o CA da ULSAM está reduzido a dois dos seis elementos, funcionando apenas com o presidente, Franklim Ramos, e uma vogal.
O vereador do PSD, Paulo Vale, lembrou que uma “ala do serviço de urgência” do hospital de Santa Luzia, funciona “há mais de uma década em contentores” e, apesar de reconhecer que não é uma competência da autarquia, apelou ao presidente da câmara que diligencie no sentido de encontrar uma fonte de financiamento no Plano de Recuperação e Resiliência para um projeto “definitivo que ponha fim a um provisório há mais de uma década”.
Também a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, pediu ao autarca socialista para tentar “uma solução benéfica para todos”.
Luís Nobre lembrou que fez várias tentativas nesse sentido e disse esperar que “o impasse de governação” que o país enfrenta “não se prolongue por muito tempo, pelo menos, para a clarificação da nova organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Unidades Locais de Saúde (ULS) que poderá alterar o modelo de financiamento da ULSAM”.
“Todos nós reconhecemos, há muito tempo, que financiamento da ULSAM não acompanha o de outros distritos. Tivemos sempre essa dificuldade. Julgo que com a clarificação do modelo de gestão será corrigida a forma de financiamento. Pode ser um fator de resolução de algumas dificuldades com que a administração se debate. É pelo menos essa a nossa expectativa”, afirmou.
Criada em 2009, a ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, um conjunto de operações em todo o território nacional, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade, da fiscalização rodoviária e do controlo de infrações de natureza contraordenacional.
A Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, volta a ser palco do Mercado do Vinho, que regressa nos dias 26 e 27 de junho para a sua quarta edição. O evento promete reunir produtores, visitantes e apreciadores num ambiente de convívio e celebração em torno do Vinho Verde, da gastronomia regional e das tradições locais.
Dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão protagonizar um momento inédito para o empreendedorismo nacional ao levar, pela primeira vez, uma marca portuguesa ao universo da Fórmula 1.
A futura Unidade de Saúde de Alvarães continua a avançar e promete reforçar significativamente a oferta de cuidados de saúde na margem esquerda do concelho de Viana do Castelo.
A margem do rio Minho, em Lanhelas, está a ser alvo de uma intervenção de requalificação ambiental que permitiu substituir 56 choupos híbridos por mais de uma centena de árvores autóctones, numa ação que envolveu várias entidades públicas e teve como principais objetivos reforçar a segurança da população e promover a biodiversidade.
O atleta Usumane Djumo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), alcançou mais um resultado de destaque internacional ao conquistar a medalha de bronze na final dos 110 metros barreiras, disputada no passado dia 3 de junho, em Valladolid, Espanha.
A Pesqueira dos Frades, em Ganfei, recebe este domingo, 7 de junho, a XIV Festa Gastronómica da Savelha, iniciativa que volta a destacar uma das espécies mais emblemáticas do rio Minho e uma das tradições piscatórias mais representativas da região raiana.