Logo
Regional

Autarquia disponível para acabar com contentores no hospital de Viana do Castelo

23 Janeiro, 2024 | 16:15
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo manifestou hoje total disponibilidade para encontrar uma solução definitiva para acabar com os contentores onde funciona atualmente parte do serviço de urgência do hospital de Santa Luzia.

O autarca socialista, que respondia às interpelações dos vereadores do PSD e da CDU, durante o período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo municipal, disse que apesar de não ter havido descentralização de competências na área da saúde, a autarquia “acompanhará sempre o que a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) entender ser estratégico” para as necessidades da região.

“Até essa solução precária [contentores de apoio à urgência] já está de tal maneira desgastada que começa a ser em si, precária. Precária e que interessa resolver o mais rapidamente possível. Temos tido um conjunto de dificuldades, uma delas prende-se com a nomeação do novo conselho de administração da ULSAM. Que a nova equipa possa vir com energia e com vontade transformadora, inovadora e de avançar”, afirmou, acrescentando que o município “não se pode substituir à administração”.

O mandato do atual conselho de administração da ULSAM terminou em 2019, mas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2021 devido à pandemia de covid-19.

Atualmente, o CA da ULSAM está reduzido a dois dos seis elementos, funcionando apenas com o presidente, Franklim Ramos, e uma vogal.

O vereador do PSD, Paulo Vale, lembrou que uma “ala do serviço de urgência” do hospital de Santa Luzia, funciona “há mais de uma década em contentores” e, apesar de reconhecer que não é uma competência da autarquia, apelou ao presidente da câmara que diligencie no sentido de encontrar uma fonte de financiamento no Plano de Recuperação e Resiliência para um projeto “definitivo que ponha fim a um provisório há mais de uma década”.

Também a vereadora da CDU, Cláudia Marinho, pediu ao autarca socialista para tentar “uma solução benéfica para todos”.

Luís Nobre lembrou que fez várias tentativas nesse sentido e disse esperar que “o impasse de governação” que o país enfrenta “não se prolongue por muito tempo, pelo menos, para a clarificação da nova organização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Unidades Locais de Saúde (ULS) que poderá alterar o modelo de financiamento da ULSAM”.

“Todos nós reconhecemos, há muito tempo, que financiamento da ULSAM não acompanha o de outros distritos. Tivemos sempre essa dificuldade. Julgo que com a clarificação do modelo de gestão será corrigida a forma de financiamento. Pode ser um fator de resolução de algumas dificuldades com que a administração se debate. É pelo menos essa a nossa expectativa”, afirmou.

Criada em 2009, a ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Dezembro, 2025

Passagem de Ano deverá ser seca e com temperaturas dentro do normal

A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 27 Dezembro, 2025

Festival de Dança anima Viana do Castelo de 30 de janeiro a 1 de fevereiro

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Cotrim de Figueiredo marca presença na São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.

Nacional 27 Dezembro, 2025

Funeral de Ângela Pereira realiza-se este sábado em Afife

O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.

Desporto 26 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 14.ª edição do Viana Volley Cup

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.

Regional 26 Dezembro, 2025

Zero acusa Valorminho de projeto ilegal em aterro de Valença

A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.

Nacional 26 Dezembro, 2025

Álcool ao volante provoca 12 mortos e mais de 450 detenções

Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.