'Curtas do Castelo': este é o mais recente projeto cultural e comunitário que, ao longo do ano letivo 2024/2025, envolverá cerca de 200 alunos a frequentar a Escola Básica e Secundária e a ETAP de Cerveira na criação de curtas-metragens centradas no Castelo de Cerveira.
Lançado pela Câmara Municipal, no âmbito do projeto ARCHETICS financiado pelo programa URBACT, o presente desafio incentiva os jovens a reinterpretar e redescobrir o Castelo, reforçando o sentimento de identidade e coesão social na comunidade e dando contributos para que o Castelo volte a ser um símbolo vivo e ativo da história, economia e turismo.
A dinamização deste projeto de curtas-metragens sobre o Castelo de Cerveira pressupõe o envolvimento de alunos em contexto escolar. Quatro turmas (5º ao 8º anos) do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira e três turmas do ensino secundário (10º ao 12º anos) da ETAP Cerveira vão colocar à prova a sua criatividade, promovendo o conhecimento histórico e cultural local e a construção de novos corredores culturais que refletem e disseminam os valores europeus comuns, através da exploração da relação entre o Castelo de Cerveira e a vida local, recorrendo à história, a lendas locais, ou até mesmo a visões futuristas do papel do Castelo na sociedade.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “este laboratório comunitário urbano incide numa premissa fulcral do trabalho encetado: o futuro. Esta iniciativa conecta a juventude como essência do desenvolvimento futuro e as potencialidades que o Castelo tem para o futuro”. Rui Teixeira acredita que “o envolvimento de vários públicos de faixas etárias diversas permite reunir reflexões e propostas diferenciadas que possam ajudar a devolver a centralidade do Castelo na vida social da comunidade. Espero que as curtas-metragens apresentadas possam mesmo projetar o nosso ‘ex-libris’ no futuro, voltando a ser um ponto de referência dentro e fora das muralhas”.
‘Curtas no Castelo’ tem subjacente um processo criativo devidamente delineado, com visitas guiadas ao Castelo para aprofundar a sua história e importância; e a realização de oficinas de cinema, de forma a capacitar os jovens na vertente audiovisual e cinematográfica, com formação em guionismo, tecnologias e técnicas. Temas como lendas locais, personagens históricos ou eventos importantes podem ser abordados, bem como a mistura de factos históricos com elementos de ficção ou fantasia, permitindo uma abordagem mais livre.
As filmagens devem priorizar tecnologia acessível para gravar e editar as curtas-metragens, permitindo que os alunos se envolvam diretamente no processo sem a necessidade de utilizar outros equipamentos; bem como o processo de edição também deve ser com recurso a plataformas simples. Pelo cariz comunitário, este projeto culmina com um Festival de Curtas do Castelo, no qual serão exibidas as curtas-metragens, além de assegurar uma Exposição Online, com publicação dos trabalhos em plataformas digitais como o YouTube, permitindo um alcance mais amplo e uma maior interação com o público.
De realçar que esta iniciativa resulta de uma proposta incluída no Plano de Ação Integrado, do Grupo de Ação Local afeto ao projeto ARCHETICS, financiado pelo programa URBACT, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira faz parte juntamente com mais nove cidades da União Europeia, partilhando a presença de um património ligado a um passado controverso, e abrindo novas perspetivas e oportunidades que potenciem esse património dissonante.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.