A pensar no reforço da preparação física e bem-estar dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, a Câmara Municipal avança com a implementação de sessões de treino físico regular e adaptado às exigências funcionais da Equipa de Intervenção Permanente (EIP).
Esta iniciativa insere-se num programa de valorização e proteção da saúde dos operacionais, cuja missão é central no sistema de proteção civil do concelho.
Reconhecendo o papel insubstituível que os bombeiros desempenham na resposta a emergências e na salvaguarda de vidas humanas, bens patrimoniais e valores ambientais, o Município disponibiliza um técnico superior de desporto para acompanhar duas sessões de treino semanais, a decorrer nas instalações dos bombeiros, em espaços municipais ou outros locais previamente definidos.
Apesar de se tratar de uma força de caráter voluntário, os bombeiros atuam com um elevado sentido de dever e profissionalismo, muitas vezes em contextos de elevada exigência física e emocional, correndo riscos extremos para ajudar o próximo. Desta forma, e dispondo de recursos técnicos adequados, o Município de Vila Nova de Cerveira reforça o seu compromisso com a valorização dos bombeiros voluntários, dotando-os de ferramentas que contribuem para salvaguardar o seu desempenho, saúde e segurança, sendo uma mais-valia pessoal, como também para a rapidez da resposta urgente no exercício das suas funções.
O presente protocolo de colaboração entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira tem a duração inicial de 12 meses, com início a 1 de agosto, sendo renovado automaticamente por iguais períodos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.