Como é que um daltónico lida com situações simples do dia a dia, como a mudança dos semáforos de trânsito, o jogo do UNO ou saber qual a cor da bandeira em época balnear? Com objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para o daltonismo e proporcionar rastreios visuais aos cerca de 80 alunos do 4º ano do 1º ciclo dos três centros escolares do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira voltou a associar-se ao programa ColorADD - o Alfabeto das Cores, criado por um designer português e que já é utilizado a nível mundial, em diversas áreas.
A Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, acompanhou as três sessões realizadas, esta quinta-feira, nos centros escolares de Cerveira, Norte e de Covas, sublinhando o caráter interventivo e interativo da iniciativa, sobretudo por “ajudar a detetar algumas dificuldades na distinção das cores ou de outro caráter, além de sensibilizar para a perceção da diferença”. Durante a entrega de um kit, composto por um conjunto de lápis de cor e uma sebenta alusivos ao ColorADD, Sónia Guerreiro ainda desafiou os alunos a “transmitirem a mensagem do ColorADD no seio familiar, explicando o daltonismo, mas também abordando a existência de uma ferramenta inovadora que ajuda a minimizar o impacto desta patologia no dia a dia”.
A atividade em contexto lúdico incidiu na pintura de desenhos com as cores corretas, usando óculos que simulam a visão daltónica e recorrendo a estojos de lápis de cor inclusivos, desenvolvidos para identificação gráfica das cores, através dos símbolos convencionados pelo código ColorADD – o Alfabeto das Cores.
Além de dar a conhecer as dificuldades diárias de um daltónico, através da vivência prática, esta ação incorpora uma mais-valia ao promover, simultaneamente, a realização de um rastreio visual, considerado crucial nesta idade de transição para o 2º ciclo.
Globalmente, estima-se que 10% dos homens e 0,5% das mulheres sofram de daltonismo, uma perturbação na visão, sem cura, que impede a diferenciação de todas ou algumas cores. Apesar dos constrangimentos diários vivenciados, nem sempre é feito um diagnóstico técnico a quem vive com esta limitação.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.