O Serviço de Atendimento da Segurança Social de Vila Nova de Cerveira vai ser transferido para a Rua do Belo Cais, para as instalações onde funcionava a Escola Superior Gallaecia (piso 0). O protocolo de cedência deste espaço municipal, a título gratuito, vai ser formalizado entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Instituto da Segurança Social.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, manifesta-se satisfeito com este acordo “que resulta numa efetiva melhoria para os utentes do serviço da Segurança Social do concelho, quer ao nível das condições de acesso, quer pela sua localização mais centralizada a outros serviços complementares como o de Finanças ou da Conservatória e Registo Civil, e até mesmo do Centro de Saúde”. Até ao momento, a Segurança Social de Vila Nova de Cerveira encontra-se a funcionar num espaço contíguo ao Pavilhão Municipal de Desportos, com “salas pequenas e sem a privacidade que alguns assuntos exigem, além de ser um edifício com acessos difíceis, seja de carro ou mesmo a pé, por se tratar de uma entrada/saída com algum perigo”. Rui Teixeira garante que “estas situações estão acauteladas com a transferência do serviço para as instalações da antiga Escola Superior Gallaecia”.
Pela proximidade geográfica com as populações, as câmaras municipais desempenham um papel primordial no desenvolvimento socioeconómico dos cidadãos residentes na área da sua circunscrição podendo, para o efeito, estabelecer formas de colaboração com outras entidades públicas, designadamente na divulgação de informação relevante para o exercício dos direitos e cumprimento das obrigações.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira manifestou a vontade de disponibilizar um local para atendimento e divulgação de informação e de instrumentos de acesso por parte dos cidadãos aos canais alternativos de acesso à Segurança Social, por um período válido de cinco anos, em vigor após a data de assinatura do protocolo, podendo ser prorrogado automaticamente se nenhuma das partes o denunciar com uma antecedência mínima de 60 dias ou denunciado a qualquer momento por qualquer das partes.
A depressão Benjamin vai provocar chuva persistente e vento intenso no Norte e Centro do país, com Viana do Castelo entre os distritos mais afetados, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar encerrada ao trânsito entre as 23h00 e as 06h00, até 19 de dezembro, para a instalação das barreiras de proteção à catenária da Linha do Minho. O corte será aplicado apenas em dias úteis, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de louvor ao Gabinete Eleitoral Municipal, reconhecendo o “empenho, a competência e o profissionalismo” demonstrados durante o processo eleitoral das autárquicas de 12 de outubro.
Viana do Castelo será, de 24 a 26 de outubro, palco da Semana do Atlântico de Optimist, competição que reúne 140 jovens velejadores de Portugal e Espanha.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
O Monumento Natural Local das Chãs de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi recentemente alvo de uma nova intervenção ecológica no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho.
A Biblioteca Municipal de Valença assinalou, no dia 20 de outubro, o 12.º aniversário do Clube de Leitura “Chá com Palavras”, projeto que promove há mais de uma década o gosto pelos livros e o convívio em torno da literatura.