Os autarcas de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca consideraram ter dado “mais um passo” para garantir a ligação do Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena e a Celanova, em Espanha.
Em declarações à agência Lusa, no final de uma reunião com a Infraestruturas de Portugal (IP), o presidente em exercício da Câmara de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, disse que existe agora “uma luz ao fundo do túnel” por haver a intenção de “avançar com a elaboração do projeto”.
Em causa está e estrada que liga o IC28 à fronteira da Madalena e a Ourense, na Galiza, Espanha, com uma extensão de cerca de 60 quilómetros.
A beneficiação do troço português daquela via, com cerca de 30 quilómetros, é reivindicada há mais de uma década. Construída nos anos 80 e por onde passam por dia mais de quatro mil viaturas, a estrada é sinuosa e considerada perigosa.
Em agosto de 2022, os autarcas de quatro municípios do Vale do Lima, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 14 autarcas da Galiza, bem como o representante da província de Ourense, subscreveram um manifesto a exigir aos governos de Portugal e de Espanha a concretização daquela obra “com brevidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou através de instrumentos de financiamento no contexto da cooperação transfronteiriça”.
O documento foi enviado ao então primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e ao presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.
Hoje, Olegário Gonçalves, que referiu “falar com a concordância” do presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, explicou que na reunião de hoje, em Lisboa, com a vice-presidente da IP foi-lhes apresentado “um caderno de encargos da empreitada, elaborado em 2021, que estima o investimento nos 30 a 40 milhões de euros”.
“A IP quer rever esse levantamento para ser melhorado para reduzir o valor da obra. Esse levantamento vai ser-nos enviado para o avaliarmos, o que deverá acontecer nos próximos 15 dias. Depois dessa avaliação, voltamos a reunir com IP para discutirmos a elaboração do projeto”, referiu Olegário Gonçalves.
Segundo Olegário Gonçalves, a proposta da IP prevê que “o projeto seja elaborado em conjunto pela empresa pública e a CIM do Alto Minho, ou pela IP e as duas câmaras municipais”.
“Foi mais um passo que se deu para a realização da obra, na totalidade ou por fases”, afirmou, admitindo não haver prazos para a elaboração do projeto, que “é complexo”, para o início da obra, nem fontes de financiamento garantido.
No encontro com a IP, os dois autarcas social-democratas abordaram ainda “o alargamento e beneficiação da estrada que liga o município de Vila Verde, no distrito de Braga, a Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo”.
Reivindicaram ainda “a beneficiação da Estrada Nacional (EN) que liga o Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, ao Soajo, em Arcos de Valdevez, “que se encontra em muito mau estado”.
“A IP ficou de nos apresentar uma proposta de transferência daquela via para a competência das autarquias, mas para ser feita essa transferência tem de feita a obra de beneficiação”, observou.
Relativamente à estrada que liga as freguesias de Souto e Refoios, em Arcos de Valdevez, “que se encontra em muito mau estado de conservação”, a IP ficou de “apresentar uma proposta de beneficiação e os moldes em que a via passará para a gestão da autarquia”.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.