Os autarcas do Alto Minho reuniram ontem, dia 23 de outubro, com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para abordar a questão da exclusão da autoestrada A28 da redução de 30% nas portagens de várias ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador).
Esta reunião ocorreu no final da cerimónia de contratualização para a reposição de equipamentos e infraestruturas municipais danificados pelas cheias e inundações dos passados meses de dezembro e janeiro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
Para o autarcas há a necessidade de garantir um tratamento “justo e igualitário” para a A28, em conformidade com as outras ex-SCUT, que já beneficiaram da redução de portagens. A A28 desempenha um papel crucial no Alto Minho, ligando a região à cidade do Porto e servindo um território de baixa densidade com características de interioridade e transfronteiriço conectando-se à vizinha Galiza, reforçando ainda mais a sua importância para a mobilidade e o desenvolvimento económico da região.
Além das preocupações com as portagens, os autarcas pediram a deslocalização do Pórtico do Neiva, um ponto de cobrança de portagens na A28 que tem gerado controvérsia e descontentamento junto da comunidade local.
A ministra Ana Abrunhosa ouviu atentamente as preocupações manifestadas pelos autarcas e comprometeu-se a dar conhecimento ao Governo.
Para os autarcas do Alto Minho, este compromisso da ministra da Coesão Territorial representa um passo significativo na procura por soluções que possam beneficiar a mobilidade e o desenvolvimento económico da região.
Já se encontram em Viana do Castelo os dois primeiros autocarros 100% elétricos que vão integrar o novo sistema de transportes urbanos TuViana, promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Trata-se de dois mini-autocarros que vão operar nos circuitos do centro histórico, periferia da cidade e freguesia de Darque.
A banda portuguesa D.A.M.A acaba de lançar “Rio do Esquecimento”, um tema que cruza o universo pop com as raízes culturais do Minho e presta uma sentida homenagem a Ponte de Lima. Inspirados pela história, pelas festas e pelas gentes da vila mais antiga de Portugal, os músicos mergulham na tradição para criar uma canção que marca o arranque do seu próximo projeto discográfico: Canções Portuguesas Bonitas Vol. II.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será palco de uma noite memorável com o regresso de uma das duplas mais acarinhadas do humor nacional: Quim Roscas & Zeca Estacionâncio. O espetáculo está marcado para sábado, dia 15 de novembro, às 21h30, prometendo muitas gargalhadas e momentos inesquecíveis.
O Cine Teatro João Verde recebe, no próximo dia 24 de outubro, pelas 21h30, mais uma sessão do espetáculo “Conta-me Histórias”, que desta vez terá como convidada especial a reconhecida cantora portuguesa Marisa Liz.
A proposta, de Johnny dos Passos, um designer de Viana do Castelo, para a construção de uma piscina artificial com água salgada na praia Norte está a ganhar cada vez mais atenção e apoio da comunidade, tornando-se um verdadeiro fenómeno nas redes sociais.
A GNR recuperou artigos em ouro avaliados em 6.500 euros, furtados de uma residência em Celeirós, Braga, tendo constituído arguida uma mulher de 42 anos, residente em Ponte de Lima.
A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.