Os autarcas do Alto Minho reuniram ontem, dia 23 de outubro, com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, para abordar a questão da exclusão da autoestrada A28 da redução de 30% nas portagens de várias ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador).
Esta reunião ocorreu no final da cerimónia de contratualização para a reposição de equipamentos e infraestruturas municipais danificados pelas cheias e inundações dos passados meses de dezembro e janeiro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).
Para o autarcas há a necessidade de garantir um tratamento “justo e igualitário” para a A28, em conformidade com as outras ex-SCUT, que já beneficiaram da redução de portagens. A A28 desempenha um papel crucial no Alto Minho, ligando a região à cidade do Porto e servindo um território de baixa densidade com características de interioridade e transfronteiriço conectando-se à vizinha Galiza, reforçando ainda mais a sua importância para a mobilidade e o desenvolvimento económico da região.
Além das preocupações com as portagens, os autarcas pediram a deslocalização do Pórtico do Neiva, um ponto de cobrança de portagens na A28 que tem gerado controvérsia e descontentamento junto da comunidade local.
A ministra Ana Abrunhosa ouviu atentamente as preocupações manifestadas pelos autarcas e comprometeu-se a dar conhecimento ao Governo.
Para os autarcas do Alto Minho, este compromisso da ministra da Coesão Territorial representa um passo significativo na procura por soluções que possam beneficiar a mobilidade e o desenvolvimento económico da região.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.