Logo
Regional

Autarca vianense defende turismo temático como “um grande desafio para os territórios”

14 Abril, 2023 | 14:53
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, marcou hoje presença na sessão de abertura do I Encontro do Património Industrial do Alto Minho, que acontece até este sábado na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESE - IPVC). No arranque dos trabalhos marcaram também presença o presidente da Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI), José Lopes Cordeiro, o presidente do Centro de Estudos Regionais (CER), José Carlos Loureiro, e o diretor da ESE-IPVC, César Meira de Sá.

O autarca vianense referiu que este “é um setor de interesse para os territórios, em particular para os que têm menos oportunidades, mas que têm grande riqueza”. Luís Nobre considerou mesmo que “o turismo temático é hoje um grande desafio para os territórios e todos temos de estar despertos para valorizar e apresentar os nossos ativos”.

O responsável afirmou que, em Viana do Castelo, “o setor do turismo tem crescido, num processo coletivo que faz todos ganhar”. Recordou que, durante a pandemia, foi lançada a Rede Municipal de Turismo, que inclui um variado programa de capacitação “que nos trouxe uma dinâmica que nos surpreendeu e nos permitiu trabalhar e crescer em conjunto com diversas entidades”.

No ano passado, Viana do Castelo registou uma forte recuperação do setor do turismo. Em 2022, o turismo na capital do Alto Minho conseguiu recuperar e superou os resultados da pré-pandemia, em 2019, que era considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos.

Para isto contribuiu o trabalho que a Rede Municipal de Turismo tem desenvolvido com os agentes locais que operam no território e que permitiu que Viana do Castelo seja o 7º município da Região Norte com maior procura turística.

“Esta é uma grande cartada que Viana do Castelo tem a jogar”

Já o presidente da Associação Portuguesa para o Património Industrial referiu que, “com este encontro, procuramos contrariar a ideia de que o Alto Minho não teve indústria”. “Viana do Castelo tem algumas particularidades no âmbito industrial. A Ponte Eiffel, por exemplo, é extremamente importante. Podemos dizer que, não tendo sido nem a primeira nem a única, tem uma relevância internacional por ter sido projetada pelo próprio engenheiro Gustave Eiffel”, frisou. “Esta é uma grande cartada que Viana do Castelo tem a jogar”, destacou, defendendo a “valorização da Ponte Eiffel e a eventual criação de um Centro de Interpretação” em torno da mesma.

O diretor da Escola Superior de Educação indicou que o património tem sido “parte integrante” da oferta formativa da escola de ensino superior e anunciou que, “em breve, financiado pelo PRR, abriremos uma nova oferta, em Serviços Educativos e Valorização do Património”.

O responsável considerou que este primeiro encontro é “muitíssimo importante porque é preciso consciencializar, defender, valorizar e promover o património, até como fator de pertença da comunidade onde está inserido”.

Este sábado, no âmbito deste I Encontro, será assinado um acordo de colaboração para a integração da Rota da Cerâmica de Alvarães na rede nacional do Turismo Industrial. Este percurso interpretativo será o primeiro no distrito de Viana do Castelo a integrar a rede nacional do Turismo Industrial, contando com uma extensão de 15,6 quilómetros e passando por 13 pontos de interesse industrial, cultural e ambiental.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.