Logo
Internacional

Autarca portuguesa no Reino Unido vítima de insultos racistas

27 Junho, 2025 | 10:55
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Uma autarca portuguesa no Reino Unido mostrou-se determinada a continuar em funções e a "manter a calma" depois de ter sido alvo de provocações e insultos racistas antes de uma reunião da Câmara Municipal de Thetford.

Os distúrbios registaram-se na reunião aberta de terça-feira, a primeira a ser dirigida por Carla Barreto na qualidade de presidente da Câmara Municipal [Mayor] da vila no este de Inglaterra, próxima de Cambridge, e obrigaram à intervenção da polícia.

Carla Barreto foi confrontada antes da reunião por pelo menos um cidadão, que afirmou que ela não tinha legitimidade para representar os munícipes porque não é inglesa e disse que devia “voltar para o seu país”.

A portuguesa, natural de Outeiro, Viana do Castelo, vive no Reino Unido desde 2006 e é deputada municipal independente desde 2019.

Em maio tomou posse como ‘Mayor’ de Thetford, sendo a primeira não-britânica a desempenhar o cargo essencialmente cerimonial, de representação mas sem poder executivo.

Em declarações à agência Lusa, Barreto explicou que este tipo de situações, criadas por um grupo de ativistas locais, já aconteceu antes a vários antecessores.

“Muitos deles [ativistas] são até bastante agressivos, o que é um problema que a gente tem tido até no último ano e meio. Os meus colegas, em algumas ocasiões, tiveram que chamar a polícia e houve reuniões que foram suspensas para controlar a situação”, contou.

Os desacatos na terça-feira já eram esperados, revelou, e começaram à entrada, ainda antes do início da reunião.

“Começaram logo a atacar: És a Carla? Sou. Ah, tu não tens que estar aqui. Tu não pertences aqui, tu nem sequer és inglesa, não tens assunto nenhum em te meter nos assuntos da Câmara, muito menos ser a Mayor e representar a cidade, tu não nos podes representar, tu não és inglesa e não estás aqui a fazer nada, devias ir de volta para o teu país”, relatou.

E acrescentou: “aproveitaram-se que eu sou mulher, sou a primeira imigrante e sou portuguesa”, porque “é mais um ponto para eles poderem causar, argumentar e tentarem desestabilizar”.

Perante o risco de agressão física, o marido teve de intervir, tal como um dos dois seguranças contratados para a reunião e, mais tarde, foi chamada a polícia.

A polícia de Norfolk confirmou à Lusa que “agentes compareceram nos Paços do Concelho, em Thetford, pouco depois das 19:00 de terça-feira, 24 de junho de 2025, e estão a investigar um incidente de ferimentos ligeiros com intenção”.

Parte dos distúrbios foram registados em vídeo e partilhados na plataforma YouTube.

Carla Barreto disse que tentou “manter a compostura” o melhor que pôde e que continuou a reunião, a qual conseguiu completar.

“Não é fácil. Nós já temos membros [deputados municipais] que desistiram, muito recentemente, nos últimos meses”, devido à pressão sentida, disse, frisando que pretende manter-se em funções.

As provocações são causadas por “minoria que faz muito barulho e é muito agressiva”, mas saudou o apoio que tem recebido de locais e de colegas.

“Eu vou tentando lidar. Eu tenho que ir buscar força e uma calma a sítios onde eu nem costumo ter, porque eu até costumo ser bastante impulsiva. Não sei como é que eu tenho feito isto de conseguir manter a calma, não desatar a chorar ou fugir da reunião”, confessou.

O deputado britânico pela circunscrição do Sudoeste de Norfolk, Terry Jermy, confirmou à Lusa que esteve presente na reunião e que ouviu “em primeira mão os comentários racistas feitos” sobre Carla Barreto.

O parlamentar do Partido Trabalhista espera que a investigação policial do incidente tenha consequências.

“Tendo sido também Presidente da Câmara de Thetford, posso afirmar que estas ações e comentários depreciativos não representam a nossa comunidade e condeno totalmente o comportamento imperdoável de uma pequena minoria. Nós, em Thetford, não aceitamos racismo e xenofobia de qualquer tipo”, afirmou.

Thetford é uma vila rural com perto de 25 mil habitantes, tendo o recenseamento de 2011 indicado que quase 30% eram de origem portuguesa.

No referendo de 2016, o distrito de Breckland, ao qual Thetford pertence, votou 64% a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 28 Dezembro, 2025

Galiza cria nova categoria para rotas culturais ligadas ao Caminho de Santiago

O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.

Regional 28 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra entrada em 2026 com festa inspirada nos Anos 20

Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe evento pioneiro de voleibol adaptado

Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.

Regional 28 Dezembro, 2025

Unidade Local de Saúde do Alto Minho celebra parto 1500 de 2025

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.

Regional 28 Dezembro, 2025

Crianças da freguesia de Miranda espalham “Uma Receita de Amor” pelos idosos do concelho

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.

Nacional 28 Dezembro, 2025

PSP e GNR contabilizam 15 mortos em acidentes rodoviários no Natal

A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.

Regional 28 Dezembro, 2025

Centro Social de Santa Marta viveu semana marcada pelo espírito natalício, solidariedade e emoção

O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.