Logo
Regional

Autarca galego elogia recuperação do Caminho da Geira

9 Abril, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O presidente da câmara municipal galega de A Estrada destacou, durante a entrega dos Prémios Abadesa Mariana, a importância patrimonial do Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA) e da ligação que estabelece entre Braga e Santiago de Compostela, enquanto rota de cultura e de peregrinação.

No tempo que leva, desde a apresentação em abril de 2017, o CGA tem motivado “a recuperação de muito património e história que unem Braga, uma das capitais culturais a nível europeu, e uma das grandes capitais de peregrinação, Santiago de Compostela”, referiu Gonzalo Louzao, na entrega dos prémios, no Museu do Móvel e da Madeira, em A Estrada, na Galiza.

Para o autarca, “esta via seguramente que jamais se recuperaria” sem o trabalho de associações como a Codeseda Viva – que promove os prémios – e “de muita gente”, pelo que foi feito nos municípios que unem Portugal e Galiza, “a nível da preservação da história, cultura, tradições e também da preservação de uma via turística tão importante como é o CGA”.

Na perspetiva de Gonzalo Louzao, o trabalho dos peregrinos e outros voluntários faz com que “a sociedade civil e as administrações públicas também se envolvam, para que se consigam os resultados que fazem do CGA um caminho de primeiríssimo nível, o mais cuidado possível, para que seja uma referência a seguir e uma das principais fontes municipais a nível cultural, económico e turístico”.

A 6.ª edição dos Prémios Abadesa Mariana distinguiu o escritor e peregrino português Luís Ferreira, pela obra dedicada ao Caminho de Santiago; a Associação Fervenza de Ouzande, da Galiza, pelos 25 anos a divulgar o património natural e cultural; e a hoteleira Maricarmen Gaspar, do Bar Pub Caminho da Geira, pelo apoio e dedicação aos peregrinos que passam por Codeseda.

“Este prémio reflete o trabalho de 13 anos a escrever livros sobre o Caminho de Santiago, muitas horas a dar informações aos peregrinos e a falar de norte a sul de Portugal, desde novembro em particular do CGA”, disse Luís Ferreira, autor de “Um Caminho que o tempo não apagou”, após receber o Prémio Abadesa Mariana 2025.

O escritor destacou ainda que a atribuição do prémio só aconteceu porque, antes de fazer o CGA, “houve pessoas que se dedicaram ao caminho, que fizeram o levantamento da sua história e o sinalizaram”, pelo que o troféu que levou para casa “é a imagem de todos aqueles que trabalham no CGA, associações, municípios e voluntários”.

Antes da entrega dos prémios, houve seis apresentações sobre temas relacionados com o Caminho de Santiago. O peregrino veterano Manuel Rocha, Irmão Maior da Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, falou sobre o “Caminho Português da Costa – Uma peregrinação aberta ao mar”; o presidente da Associação de Amigos do Caminho Português, Celestino Lores, interveio sobre “O Caminho Português – Ultrapassando todas as expetativas”; e Carlos Fernández Coto, presidente da Associação para a Defesa do Património Cultural Galego, falou sobre o “Património que une Portugal e Galiza”.

Por seu lado, Andrés Sampedro, investigador do património de Ponteareas, abordou “A Rota de Ignacio Taverneiro – Uma história com muito por descobrir”; Daniel Antelo, da Associação Peregrinos Dezae, falou sobre “Os caminhos de Inverno e Sanabrés – Caminhando pela comarca do Deza”; e Luís Ferreira explicou “O CGA nas letras de um escritor”.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros estende-se por 239 quilómetros, inicia-se na Sé de Braga e atravessa os municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela do Homem. Nos últimos oito anos, foi percorrido por mais de cinco mil peregrinos, principalmente de Portugal e Espanha, mas também de outros 16 países europeus e de nações tão diversas como Afeganistão, Aruba, Austrália, Azerbaijão, Bahamas, Belize, Brasil, China, Colômbia, EUA, Japão, México, Palestina e Uruguai.

Apresentado em 2017 na Galiza e em Braga, foi reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021).

O percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira, a via mais bem preservada do antigo império romano ocidental, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos raros cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela. 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.