O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou hoje presença na sessão de abertura do seminário “Sustentabilidade nos Vinhos Verdes”, que integra os XII Encontros Vínicos do Vinho Verde e que aconteceu ao longo do dia na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

No seminário, o autarca referiu que este evento “é um privilégio” para o Município de Viana do Castelo, afirmando que “vamos continuar a ter grandes desafios, mas o concelho tem evoluído e tenho a certeza que os parceiros destes encontros têm sido decisivos para esta evolução”. “Temos, hoje, produtores muito mais preparados“, frisou. “A sustentabilidade hoje é transversal e fundamental para a sociedade. Cada um de nós pode fazer toda a diferença neste processo. Este setor vitivinícola destaca-se em termos de sustentabilidade e economia circular, acrescentando valor”, considerou ainda.
Luís Nobre defendeu o investimento na “literacia” do setor, “deste a produção, à comercialização e ao consumo” em defesa “da sustentabilidade, acrescentando valor ao produto, ao território, ao turismo, à economia, à investigação, entre muito mais”.
Já o Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), Bento Aires, afirmou que “aquilo que vamos fazer hoje, a partir de Viana do Castelo, terá como matéria o Vinho Verde, mas o vinho será apenas a cobaia no tubo de ensaio, mostrando que a engenharia está preparada para o futuro”. “Os nossos produtores vão vender mais e melhor se contarem com a engenharia ao seu dispor”, vaticinou.
O Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, afirmou que estes Encontros Vínicos “são um exemplo claro do que é o século XXI, o século do conhecimento”, assegurando que a temática desta 12ª edição, a sustentabilidade dos vinhos verdes, “é um novo jargão que mostra a enorme importância da temática e que deve ser analisada de forma holística”. “Os desafios são a oportunidade para inovar, para conhecer e reconhecer o que de novo se faz em Portugal”, indicou.
O Coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica da OERN, Adelino Bernardo, considerou que “o setor agrícola tem sido precoce a lidar com a sustentabilidade”, afirmando que “estamos a par com o que de melhor se faz neste assunto”.
Já o Vogal da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Rui Madeira Pinto, defendeu, no arranque dos trabalhos, que a sustentabilidade “é estratégica e temos de começar a agir já, para ter efeitos práticos no imediato”, referindo alguns dos problemas do setor, que incluem a falta de mão-de-obra e a falta de água.
A Pré-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Sofia Rodrigues, afirmou que o IPVC tem disponíveis, “considerando o setor vitivinícola e a sustentabilidade”, duas unidades de investigação que são “dois núcleos centrais” para a investigação aplicada que contribua para o desenvolvimento do território, o CISAS e o proMetheus.
O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Luís Brandão Coelho, defendeu que este “é um setor que tem apresentado uma dinâmica enorme” e com consequências “importantes” na paisagem, referindo as 650 candidaturas para a reconversão de vinhas na região Norte, para uma área de 7.400 hectares, representado um investimento de 92 milhões de euros.
Entre 12 e 13 de maio, Viana do Castelo acolhe os Encontros Vínicos do Vinho Verde, que voltam a trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho. Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A Vianaequestre – Associação Hípica de Viana do Castelo conquistou a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Clubes de Ensino, prova disputada nos dias 5 e 6 de junho, no Clube Hípico do Norte, alcançando um dos mais relevantes resultados da sua história recente na competição.
O Vertical Elevador de Santa Luzia voltou a superar expectativas e registou, este fim de semana, um novo recorde de participação na sua quinta edição. Cerca de 80 atletas marcaram presença na competição organizada pela Associação Trilhos de Viana, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da União das Freguesias de Viana do Castelo, consolidando o crescimento de uma prova que já é uma referência nacional na modalidade.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, formalizou a sua candidatura à presidência da Federação Distrital de Partido Socialista de Viana do Castelo, surgindo como candidato único ao ato eleitoral marcado para 19 de junho.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participou na PAEE/ALE’ 2026, uma das principais conferências internacionais dedicadas à aprendizagem ativa e à inovação pedagógica, realizada em Tóquio, no Japão.
Escolho o futebol como ponto de partida porque é talvez o exemplo mais visível. É visto por todos, comentado por todos e vivido com uma intensidade muito própria. Mas o tema não é apenas o futebol. O futebol é só o espelho de algo que atravessa a nossa vida em sociedade: a facilidade com que encontramos desculpas e a dificuldade que temos em assumir responsabilidades.
A Casa do Povo de Freixo sagrou-se vencedora da I Liga Distrital de Futebol de Praia Feminino, competição organizada pela Associação de Futebol de Viana do Castelo e disputada durante o fim de semana na Praia do Coral, em Viana do Castelo.
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo foi palco, esta sexta-feira, do concurso “Vestir Reciclado”, uma iniciativa que reuniu dezenas de participantes em torno da promoção da sustentabilidade, da economia circular e da solidariedade.