Logo
Regional

Autarca defende investimento na “literacia” do Vinho Verde para “acrescentar valor” ao produto, ao território, ao turismo e à economia

12 Maio, 2023 | 19:13
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou hoje presença na sessão de abertura do seminário “Sustentabilidade nos Vinhos Verdes”, que integra os XII Encontros Vínicos do Vinho Verde e que aconteceu ao longo do dia na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

No seminário, o autarca referiu que este evento “é um privilégio” para o Município de Viana do Castelo, afirmando que “vamos continuar a ter grandes desafios, mas o concelho tem evoluído e tenho a certeza que os parceiros destes encontros têm sido decisivos para esta evolução”. “Temos, hoje, produtores muito mais preparados“, frisou. “A sustentabilidade hoje é transversal e fundamental para a sociedade. Cada um de nós pode fazer toda a diferença neste processo. Este setor vitivinícola destaca-se em termos de sustentabilidade e economia circular, acrescentando valor”, considerou ainda.

Luís Nobre defendeu o investimento na “literacia” do setor, “deste a produção, à comercialização e ao consumo” em defesa “da sustentabilidade, acrescentando valor ao produto, ao território, ao turismo, à economia, à investigação, entre muito mais”.

Já o Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), Bento Aires, afirmou que “aquilo que vamos fazer hoje, a partir de Viana do Castelo, terá como matéria o Vinho Verde, mas o vinho será apenas a cobaia no tubo de ensaio, mostrando que a engenharia está preparada para o futuro”. “Os nossos produtores vão vender mais e melhor se contarem com a engenharia ao seu dispor”, vaticinou.

O Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia, afirmou que estes Encontros Vínicos “são um exemplo claro do que é o século XXI, o século do conhecimento”, assegurando que a temática desta 12ª edição, a sustentabilidade dos vinhos verdes, “é um novo jargão que mostra a enorme importância da temática e que deve ser analisada de forma holística”. “Os desafios são a oportunidade para inovar, para conhecer e reconhecer o que de novo se faz em Portugal”, indicou.

O Coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica da OERN, Adelino Bernardo, considerou que “o setor agrícola tem sido precoce a lidar com a sustentabilidade”, afirmando que “estamos a par com o que de melhor se faz neste assunto”.

Já o Vogal da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Rui Madeira Pinto, defendeu, no arranque dos trabalhos, que a sustentabilidade “é estratégica e temos de começar a agir já, para ter efeitos práticos no imediato”, referindo alguns dos problemas do setor, que incluem a falta de mão-de-obra e a falta de água.

A Pré-Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Sofia Rodrigues, afirmou que o IPVC tem disponíveis, “considerando o setor vitivinícola e a sustentabilidade”, duas unidades de investigação que são “dois núcleos centrais” para a investigação aplicada que contribua para o desenvolvimento do território, o CISAS e o proMetheus.

O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Luís Brandão Coelho, defendeu que este “é um setor que tem apresentado uma dinâmica enorme” e com consequências “importantes” na paisagem, referindo as 650 candidaturas para a reconversão de vinhas na região Norte, para uma área de 7.400 hectares, representado um investimento de 92 milhões de euros.

Entre 12 e 13 de maio, Viana do Castelo acolhe os Encontros Vínicos do Vinho Verde, que voltam a trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho. Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Julho, 2024

Construção da nova Residência Académica de Valença é “inédita”

A construção da nova residência académica de Valença está a decorrer a um bom ritmo. Situada na Avenida Pinto da Mota, a residência terá 32 quartos, num total de 56 camas.

Regional 26 Julho, 2024

Quatro homens suspeitos de roubarem 2,5 toneladas material de construção no Minho

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, constituiu arguidos quatro homens, com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos, e recuperou diverso material furtado, nos concelhos de Viana do Castelo e Vila Verde.

Regional 26 Julho, 2024

Salva-vidas de Viana do Castelo resgatam duas pessoas à entrada da barra de Esposende

Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgataram, esta manhã, duas pessoas, de nacionalidade francesa, à entrada da barra de Esposende, que alegadamente foram arrastadas pela corrente que se fazia sentir, após terem caído da mota de água onde seguiam.

Desporto 26 Julho, 2024

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris2024 tem início às 18h30

A Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos vai arrancar dentro de momentos. Este ano a cidade de Paris é a anfitriã, e promete uma cerimónia ousada, original e única.

Regional 26 Julho, 2024

Jovens monçanenses aderem ao “Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas”

Até ao final de agosto, vários jovens monçanenses estão a promover ações de limpeza e a identificar e remover espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela, em Monção.

Regional 26 Julho, 2024

Viana do Castelo isenta feirantes de taxas no mês de agosto

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai isentar de taxas municipais, no mês de agosto, os feirantes da feira semanal, em virtude de o terrado ter sido cedido à Vianafestas no âmbito das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nacional 26 Julho, 2024

Número de fogos rurais é o mais reduzido desde 2014

Um total de 1.812 incêndios rurais foram registados entre 01 de janeiro e 30 de junho deste ano, causando 2.964 hectares de área ardida, sendo o número de fogos mais reduzido desde 2014.