O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje ser irreversível a exploração pelo município do serviço de transportes públicos na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão.
“A partir de setembro de 2025, se eu ainda aqui estiver, se não estiver deixarei tudo preparado para que a Câmara de Viana do Castelo assuma esse serviço. É irreversível. É para avançar. Ponto”, declarou Luís Nobre.
O contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015 e termina em 2025.
Luís Nobre adiantou que o procedimento para aquela exploração “está a ser feito com toda a competência e sustentação jurídica”.
“Há que construir a solução. Já temos uma empresa a estudar a viabilidade económica, estamos a abrir os lugares no quadro de pessoal da autarquia. Estamos a trabalhar para, no fim da concessão, ativarmos o serviço no dia seguinte. Não é uma decisão contra ninguém. É a favor dos vianenses”, disse.
O autarca socialista respondia à interpelação, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, dos vereadores do PSD, do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira sobre o parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) tornado público na segunda-feira pelo grupo Avic.
Face a esse parecer, que refere que os operadores do grupo Avic sejam “adequadamente compensados” pelo serviço público de transporte de passageiros (SPTP), a operadora anunciou a reposição a partir de hoje das carreiras urbano e interurbano em Viana do Castelo, suspensas desde o dia 13.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.