O presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu hoje ser irreversível a exploração pelo município do serviço de transportes públicos na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão.
“A partir de setembro de 2025, se eu ainda aqui estiver, se não estiver deixarei tudo preparado para que a Câmara de Viana do Castelo assuma esse serviço. É irreversível. É para avançar. Ponto”, declarou Luís Nobre.
O contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública, em 2015 e termina em 2025.
Luís Nobre adiantou que o procedimento para aquela exploração “está a ser feito com toda a competência e sustentação jurídica”.
“Há que construir a solução. Já temos uma empresa a estudar a viabilidade económica, estamos a abrir os lugares no quadro de pessoal da autarquia. Estamos a trabalhar para, no fim da concessão, ativarmos o serviço no dia seguinte. Não é uma decisão contra ninguém. É a favor dos vianenses”, disse.
O autarca socialista respondia à interpelação, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, dos vereadores do PSD, do CDS-PP e do independente Eduardo Teixeira sobre o parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) tornado público na segunda-feira pelo grupo Avic.
Face a esse parecer, que refere que os operadores do grupo Avic sejam “adequadamente compensados” pelo serviço público de transporte de passageiros (SPTP), a operadora anunciou a reposição a partir de hoje das carreiras urbano e interurbano em Viana do Castelo, suspensas desde o dia 13.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.
A construção da nova ponte que vai ligar a Estrada Nacional 203, em Deocriste, à EN 202, em Nogueira, Viana do Castelo, entrou numa fase decisiva com o início da betonagem da estrutura. O avanço dos trabalhos assinala mais um marco numa obra considerada estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento da região.
O Sport Clube Vianense volta a entrar em campo este domingo para defrontar o Desportivo de Monção, em jogo referente à 12.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A. A partida tem início marcado para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos.
O Santa Luzia FC não conseguiu evitar a derrota no regresso à fase regular da Liga Placard de Futsal Feminino, mas deixou uma exibição positiva frente a um adversário de elevado nível. Em jogo da 10.ª jornada, realizado este sábado no Pavilhão José Natário, a equipa de Viana do Castelo perdeu (0-6) diante do Nun’Álvares, formação de Fafe que apresentou um plantel recheado de experiência internacional.
O XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorre este fim de semana em Viana do Castelo, elegeu Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, como novo presidente da associação, sucedendo a Luísa Salgueiro.