Logo
Regional

Autarca de Viana do Castelo garante que “maior investimento na saúde” é resposta “aos anseios da nossa população”

18 Maio, 2023 | 17:11
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Na abertura do II Oftalgest Viana, que acontece entre hoje e amanhã no Teatro Municipal Sá de Miranda e que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, o autarca assegurou que, num inquérito promovido no pós-pandemia, “mais de 85% dos vianenses assumiram que a saúde era uma das suas maiores preocupações, pelo que assumimos de forma clara este investimento”.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assumiu que Viana do Castelo tem desenvolvido, “especialmente a partir da experiência pandémica”, um “maior investimento na saúde” por saber “que é um dos anseios da nossa população”.

Desde então, frisou, o Município criou um pelouro da saúde “que faz toda a diferença para concretização e antecipação da nossa estratégia”. Luís Nobre realçou que, no último ano e meio, a autarquia investiu mais de 500 mil euros em cuidados de saúde, destacando a Unidade Móvel de Saúde, criada pela Câmara Municipal em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, que já percorreu 24 freguesias, realizando mais de 5.000 atendimentos e interagindo com mais de 12.000 vianenses, “o que certamente permitiu aliviar o Serviço Nacional de Saúde”.

O responsável abordou ainda a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em fase de conclusão, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, bem como o “compromisso para o qual estamos a trabalhar” que é a futura USF de Alvarães.

Luís Nobre informou ainda que o Município está a trabalhar na concretização da Estratégia Municipal de Saúde, que o Conselho Municipal da Saúde já teve uma reunião preliminar, referindo ainda que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais está em fase de consulta pública.

Na sessão, o Secretário de Estado da Saúde indicou que “a oftalmologia, a gestão e a integração são os três pilares deste Oftalgest”, afirmando que “a oftalmologia é uma das especialidades base do SNS” já que cerca de 20% do total de consultas pedidas pelos médicos à especialidade são para oftalmologia e que 25% dos doentes operados pelo SNS são também nesta especialidade.

Na sessão de abertura, marcaram também presença o Coordenador OftalGest, Sérgio Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Franklim Ramos, o Presidente do Colégio de Oftalmologia, Augusto Magalhães, a Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Rita Flores, o Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
(APAH), Xavier Barreto, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Victor Herdeiro, e ainda a Direção Executiva do SNS, representada por Fátima Fonseca.

Centrado na gestão em oftalmologia, o Oftalgest reúne novamente todos os ‘stakeholders’ do sistema de  saúde à volta da oftalmologia. Numa perspetiva macro, esta segunda edição visa abordar o sistema de saúde de uma forma global, continuando a promover a dimensão da Oftalmologia e a integração entre clínicos e gestores.

O Oftalgest promove, assim, a aproximação entre clínicos, gestores, administradores e responsáveis  políticos para o debate sobre a evolução do sistema de saúde tendo como ponto de partida a oftalmologia. A segunda edição tem como título “Sistema de Saúde Integrado” e aborda, além do SNS, os setores privado e social e os diferentes modelos de articulação e cooperação.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.

Internacional 27 Janeiro, 2026

Viana do Castelo promoveu o território na FITUR em Madrid

Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo deixa cerca de 10 mil clientes sem eletricidade no Centro e Norte litoral

Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.