Na abertura do II Oftalgest Viana, que acontece entre hoje e amanhã no Teatro Municipal Sá de Miranda e que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, o autarca assegurou que, num inquérito promovido no pós-pandemia, “mais de 85% dos vianenses assumiram que a saúde era uma das suas maiores preocupações, pelo que assumimos de forma clara este investimento”.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assumiu que Viana do Castelo tem desenvolvido, “especialmente a partir da experiência pandémica”, um “maior investimento na saúde” por saber “que é um dos anseios da nossa população”.
Desde então, frisou, o Município criou um pelouro da saúde “que faz toda a diferença para concretização e antecipação da nossa estratégia”. Luís Nobre realçou que, no último ano e meio, a autarquia investiu mais de 500 mil euros em cuidados de saúde, destacando a Unidade Móvel de Saúde, criada pela Câmara Municipal em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, que já percorreu 24 freguesias, realizando mais de 5.000 atendimentos e interagindo com mais de 12.000 vianenses, “o que certamente permitiu aliviar o Serviço Nacional de Saúde”.
O responsável abordou ainda a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em fase de conclusão, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, bem como o “compromisso para o qual estamos a trabalhar” que é a futura USF de Alvarães.
Luís Nobre informou ainda que o Município está a trabalhar na concretização da Estratégia Municipal de Saúde, que o Conselho Municipal da Saúde já teve uma reunião preliminar, referindo ainda que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais está em fase de consulta pública.
Na sessão, o Secretário de Estado da Saúde indicou que “a oftalmologia, a gestão e a integração são os três pilares deste Oftalgest”, afirmando que “a oftalmologia é uma das especialidades base do SNS” já que cerca de 20% do total de consultas pedidas pelos médicos à especialidade são para oftalmologia e que 25% dos doentes operados pelo SNS são também nesta especialidade.
Na sessão de abertura, marcaram também presença o Coordenador OftalGest, Sérgio Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Franklim Ramos, o Presidente do Colégio de Oftalmologia, Augusto Magalhães, a Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Rita Flores, o Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
(APAH), Xavier Barreto, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Victor Herdeiro, e ainda a Direção Executiva do SNS, representada por Fátima Fonseca.
Centrado na gestão em oftalmologia, o Oftalgest reúne novamente todos os ‘stakeholders’ do sistema de saúde à volta da oftalmologia. Numa perspetiva macro, esta segunda edição visa abordar o sistema de saúde de uma forma global, continuando a promover a dimensão da Oftalmologia e a integração entre clínicos e gestores.
O Oftalgest promove, assim, a aproximação entre clínicos, gestores, administradores e responsáveis políticos para o debate sobre a evolução do sistema de saúde tendo como ponto de partida a oftalmologia. A segunda edição tem como título “Sistema de Saúde Integrado” e aborda, além do SNS, os setores privado e social e os diferentes modelos de articulação e cooperação.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.
Valença passou a contar, desde sábado, com um novo espaço dedicado aos desportos urbanos. O novo Skatepark e Pumptrack, localizado na Cidade Nova, junto ao Centro Coordenador de Transportes, foi oficialmente inaugurado e recebeu, logo no primeiro fim de semana, centenas de praticantes de skate, BMX, patins e trotinetes, vindos de vários pontos de Portugal e da Galiza.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, voltou a dar nas vistas no panorama do desporto motorizado, ao conquistar o 2.º lugar na categoria Rally FIA Históric, na mais recente prova disputada em Sever do Vouga.
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.