Na abertura do II Oftalgest Viana, que acontece entre hoje e amanhã no Teatro Municipal Sá de Miranda e que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, o autarca assegurou que, num inquérito promovido no pós-pandemia, “mais de 85% dos vianenses assumiram que a saúde era uma das suas maiores preocupações, pelo que assumimos de forma clara este investimento”.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assumiu que Viana do Castelo tem desenvolvido, “especialmente a partir da experiência pandémica”, um “maior investimento na saúde” por saber “que é um dos anseios da nossa população”.
Desde então, frisou, o Município criou um pelouro da saúde “que faz toda a diferença para concretização e antecipação da nossa estratégia”. Luís Nobre realçou que, no último ano e meio, a autarquia investiu mais de 500 mil euros em cuidados de saúde, destacando a Unidade Móvel de Saúde, criada pela Câmara Municipal em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, que já percorreu 24 freguesias, realizando mais de 5.000 atendimentos e interagindo com mais de 12.000 vianenses, “o que certamente permitiu aliviar o Serviço Nacional de Saúde”.
O responsável abordou ainda a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em fase de conclusão, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, bem como o “compromisso para o qual estamos a trabalhar” que é a futura USF de Alvarães.
Luís Nobre informou ainda que o Município está a trabalhar na concretização da Estratégia Municipal de Saúde, que o Conselho Municipal da Saúde já teve uma reunião preliminar, referindo ainda que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais está em fase de consulta pública.

Na sessão, o Secretário de Estado da Saúde indicou que “a oftalmologia, a gestão e a integração são os três pilares deste Oftalgest”, afirmando que “a oftalmologia é uma das especialidades base do SNS” já que cerca de 20% do total de consultas pedidas pelos médicos à especialidade são para oftalmologia e que 25% dos doentes operados pelo SNS são também nesta especialidade.
Na sessão de abertura, marcaram também presença o Coordenador OftalGest, Sérgio Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Franklim Ramos, o Presidente do Colégio de Oftalmologia, Augusto Magalhães, a Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Rita Flores, o Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
(APAH), Xavier Barreto, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Victor Herdeiro, e ainda a Direção Executiva do SNS, representada por Fátima Fonseca.
Centrado na gestão em oftalmologia, o Oftalgest reúne novamente todos os ‘stakeholders’ do sistema de saúde à volta da oftalmologia. Numa perspetiva macro, esta segunda edição visa abordar o sistema de saúde de uma forma global, continuando a promover a dimensão da Oftalmologia e a integração entre clínicos e gestores.

O Oftalgest promove, assim, a aproximação entre clínicos, gestores, administradores e responsáveis políticos para o debate sobre a evolução do sistema de saúde tendo como ponto de partida a oftalmologia. A segunda edição tem como título “Sistema de Saúde Integrado” e aborda, além do SNS, os setores privado e social e os diferentes modelos de articulação e cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.