Na abertura do II Oftalgest Viana, que acontece entre hoje e amanhã no Teatro Municipal Sá de Miranda e que contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, o autarca assegurou que, num inquérito promovido no pós-pandemia, “mais de 85% dos vianenses assumiram que a saúde era uma das suas maiores preocupações, pelo que assumimos de forma clara este investimento”.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assumiu que Viana do Castelo tem desenvolvido, “especialmente a partir da experiência pandémica”, um “maior investimento na saúde” por saber “que é um dos anseios da nossa população”.
Desde então, frisou, o Município criou um pelouro da saúde “que faz toda a diferença para concretização e antecipação da nossa estratégia”. Luís Nobre realçou que, no último ano e meio, a autarquia investiu mais de 500 mil euros em cuidados de saúde, destacando a Unidade Móvel de Saúde, criada pela Câmara Municipal em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho – Cruz Vermelha Portuguesa, que já percorreu 24 freguesias, realizando mais de 5.000 atendimentos e interagindo com mais de 12.000 vianenses, “o que certamente permitiu aliviar o Serviço Nacional de Saúde”.
O responsável abordou ainda a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, em fase de conclusão, que representa um investimento de 2,5 milhões de euros, bem como o “compromisso para o qual estamos a trabalhar” que é a futura USF de Alvarães.
Luís Nobre informou ainda que o Município está a trabalhar na concretização da Estratégia Municipal de Saúde, que o Conselho Municipal da Saúde já teve uma reunião preliminar, referindo ainda que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais está em fase de consulta pública.

Na sessão, o Secretário de Estado da Saúde indicou que “a oftalmologia, a gestão e a integração são os três pilares deste Oftalgest”, afirmando que “a oftalmologia é uma das especialidades base do SNS” já que cerca de 20% do total de consultas pedidas pelos médicos à especialidade são para oftalmologia e que 25% dos doentes operados pelo SNS são também nesta especialidade.
Na sessão de abertura, marcaram também presença o Coordenador OftalGest, Sérgio Azevedo, o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Franklim Ramos, o Presidente do Colégio de Oftalmologia, Augusto Magalhães, a Presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, Rita Flores, o Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares
(APAH), Xavier Barreto, o Presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), Victor Herdeiro, e ainda a Direção Executiva do SNS, representada por Fátima Fonseca.
Centrado na gestão em oftalmologia, o Oftalgest reúne novamente todos os ‘stakeholders’ do sistema de saúde à volta da oftalmologia. Numa perspetiva macro, esta segunda edição visa abordar o sistema de saúde de uma forma global, continuando a promover a dimensão da Oftalmologia e a integração entre clínicos e gestores.

O Oftalgest promove, assim, a aproximação entre clínicos, gestores, administradores e responsáveis políticos para o debate sobre a evolução do sistema de saúde tendo como ponto de partida a oftalmologia. A segunda edição tem como título “Sistema de Saúde Integrado” e aborda, além do SNS, os setores privado e social e os diferentes modelos de articulação e cooperação.
O Club Lote 5, situado na Marina de Viana do Castelo, promove este sábado transmissão do jogo entre a Colômbia e Portugal, seguido de animação com DJ's até às 06h00 da manhã.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora recebe, no próximo dia 5 de julho, às 17h00, a estreia de "A Tentação de Santo António – Nem Dalí Nem Daqui", a mais recente produção do Laboratório Kriativo, projeto de teatro comunitário promovido pela Krisálida que volta a reunir participantes de várias freguesias do concelho de Caminha.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, participou como orador convidado na conferência internacional “A Territorial Approach to the SDGs”, realizada no Porto, onde defendeu o papel dos municípios na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
A Praça 1.º de Maio, em Viana do Castelo, acolhe até ao próximo dia 17 de julho uma exposição dedicada aos 40 anos da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde, documento de referência mundial na área da saúde pública.
A Biblioteca Municipal de Valença recebe, na próxima sexta-feira, 26 de junho, pelas 21h00, mais uma edição das Sextas Literárias, desta vez dedicada à escritora e ativista galega Begonha Camanho, distinguida este ano pelo Dia das Letras Galegas.
Viana do Castelo recebe, entre os dias 27 de junho e 5 de julho, as comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, num programa que levará à cidade dezenas de iniciativas destinadas a aproximar a instituição da população e a dar a conhecer a sua missão.
A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) voltou a lançar o alerta para os riscos dos mergulhos em águas pouco profundas ou desconhecidas, numa altura em que milhares de portugueses procuram praias, rios e piscinas para enfrentar as temperaturas mais elevadas.