Logo
Regional

Autarca de Viana do Castelo defende união de esforços em torno da estratégia de crescimento do Pacto Verde

13 Março, 2023 | 11:44
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Eixo Atlântico reuniu em Viana do Castelo presidentes e responsáveis da Comissão Europeia dos eixos prioritários da Política Urbana. No seminário, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, apelou a um esforço conjunto “do pensamento, da academia, dos decisores e dos investidores” em torno da estratégia de crescimento do Pacto Verde, referindo que o mesmo “é uma nova oportunidade da economia” que precisa de uma agregação de esforços para garantir fontes de financiamento junto da União Europeia.

O Pacto Verde é uma estratégia de crescimento baseada num ambicioso pacote de iniciativas políticas cujo objetivo é situar a União Europeia no caminho para uma transição ecológica sustentável, com a intenção de alcançar a neutralidade climática até 2050. A estratégia inclui medidas de controlo de poluição, políticas sociais e ações contra a mudança climática, leis de sustentabilidade, redução das emissões de gás, eficiência energética, economia circular ou economia verde, entre outras.

“Temos grandes desafios, muitos deles absolutamente emergentes, que nos obrigam a pensar e decidir mais rápido. No entanto, estou absolutamente tranquilo porque esta associação do Eixo Atlântico representa um espaço de construção e de partilha que nos tem ajudado imenso a interpretar o nosso território e que nos dá segurança para abraçar os novos desafios”, declarou o autarca.

Luís Nobre assumiu que “a transição digital já foi iniciada”, referindo que é preciso trabalhar a transição climática “sempre com o Oceano Atlântico como ponto em comum e de união”. “Não temos de temer este processo, temos condições para partilhar, para incorporar as novas oportunidades, não só na economia do mar, mas também na energia, para cumprimento das metas internacionais”, realçou.

Também o Secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, frisou que “o Pacto Verde é uma figura absolutamente fundamental e obrigatória para desenvolver políticas urbanas e para aceder a fundos”, considerando que Viana do Castelo “sempre soube reunir muito bem a componente marítima com a cidade, o mar e a cidade, o porto e a cidade”.

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, marcou presença no arranque dos trabalhos e defendeu que o Eixo Atlântico “é, porventura, um dos espaços mais inovadores da União Europeia no que toca à cooperação”, já que “tem sido um espaço de concertação entre os municípios do Norte de Portugal e da Gazila”, assumindo-se como “um espaço transfronteiriço de excelência”.

“Temos de colocar os temas dos oceanos no centro das políticas públicas. Precisamos de defender na União Europeia uma maior cooperação entre comissários ligados aos oceanos e ao ciclo da água”, afirmou, sugerindo a organização de um fórum anual para mobilizar todos os cidadãos para os grandes temas da sustentabilidade e dos oceanos.

“É nos oceanos que temos de fazer a verdadeira transição energética. Precisamos fazer uma autêntica revolução, alterando e adequando os portos à descarbonização, apostando nas energias renováveis offshore, associando os oceanos à produção de energia limpa”, considerou, assumindo que “o mar é o nosso território do futuro”.

“A agenda do Eixo tem de introduzir esta agenda dos oceanos porque é através desta que vamos construir o nosso futuro. Temos de fazer bem feito, com a academia, os cidadãos, mas acima de tudo com os agentes políticos”, disse, juntando-se às palavras do autarca Luís Nobre.

A Presidente do Eixo Atlântico, Lara Méndez, referiu que “a sustentabilidade passa também pelo urbanismo e pelo desenvolvimento de projetos que combatam as alterações climáticas e que se empenhem na área social, para que os territórios sejam confortáveis e acolhedores e se foquem nas pessoas, porque se as oportunidades económicas e o emprego não forem garantidos, as pessoas mudam-se para outros lugares”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.

Regional 14 Julho, 2024

Comando Distrital da PSP assinala 148 anos de existência

O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, vai assinalar os seus 148 anos de existência com um programa comemorativo que integra diversas atividades, nomeadamente um Concerto da Banda Sinfónica da PSP no Teatro Municipal Sá de Miranda, com entrada gratuita, e uma exposição estática de meios na Praça da Liberdade.

Regional 14 Julho, 2024

Militares vigiam Serra de Santa Luzia durante período crítico de incêndios florestais

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, os Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim estão a vigiar a Serra de Santa Luzia até dia 30 de setembro.