Logo
Regional

Autarca de Viana do Castelo defende união de esforços em torno da estratégia de crescimento do Pacto Verde

13 Março, 2023 | 11:44
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Eixo Atlântico reuniu em Viana do Castelo presidentes e responsáveis da Comissão Europeia dos eixos prioritários da Política Urbana. No seminário, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, apelou a um esforço conjunto “do pensamento, da academia, dos decisores e dos investidores” em torno da estratégia de crescimento do Pacto Verde, referindo que o mesmo “é uma nova oportunidade da economia” que precisa de uma agregação de esforços para garantir fontes de financiamento junto da União Europeia.

O Pacto Verde é uma estratégia de crescimento baseada num ambicioso pacote de iniciativas políticas cujo objetivo é situar a União Europeia no caminho para uma transição ecológica sustentável, com a intenção de alcançar a neutralidade climática até 2050. A estratégia inclui medidas de controlo de poluição, políticas sociais e ações contra a mudança climática, leis de sustentabilidade, redução das emissões de gás, eficiência energética, economia circular ou economia verde, entre outras.

“Temos grandes desafios, muitos deles absolutamente emergentes, que nos obrigam a pensar e decidir mais rápido. No entanto, estou absolutamente tranquilo porque esta associação do Eixo Atlântico representa um espaço de construção e de partilha que nos tem ajudado imenso a interpretar o nosso território e que nos dá segurança para abraçar os novos desafios”, declarou o autarca.

Luís Nobre assumiu que “a transição digital já foi iniciada”, referindo que é preciso trabalhar a transição climática “sempre com o Oceano Atlântico como ponto em comum e de união”. “Não temos de temer este processo, temos condições para partilhar, para incorporar as novas oportunidades, não só na economia do mar, mas também na energia, para cumprimento das metas internacionais”, realçou.

Também o Secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, frisou que “o Pacto Verde é uma figura absolutamente fundamental e obrigatória para desenvolver políticas urbanas e para aceder a fundos”, considerando que Viana do Castelo “sempre soube reunir muito bem a componente marítima com a cidade, o mar e a cidade, o porto e a cidade”.

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, marcou presença no arranque dos trabalhos e defendeu que o Eixo Atlântico “é, porventura, um dos espaços mais inovadores da União Europeia no que toca à cooperação”, já que “tem sido um espaço de concertação entre os municípios do Norte de Portugal e da Gazila”, assumindo-se como “um espaço transfronteiriço de excelência”.

“Temos de colocar os temas dos oceanos no centro das políticas públicas. Precisamos de defender na União Europeia uma maior cooperação entre comissários ligados aos oceanos e ao ciclo da água”, afirmou, sugerindo a organização de um fórum anual para mobilizar todos os cidadãos para os grandes temas da sustentabilidade e dos oceanos.

“É nos oceanos que temos de fazer a verdadeira transição energética. Precisamos fazer uma autêntica revolução, alterando e adequando os portos à descarbonização, apostando nas energias renováveis offshore, associando os oceanos à produção de energia limpa”, considerou, assumindo que “o mar é o nosso território do futuro”.

“A agenda do Eixo tem de introduzir esta agenda dos oceanos porque é através desta que vamos construir o nosso futuro. Temos de fazer bem feito, com a academia, os cidadãos, mas acima de tudo com os agentes políticos”, disse, juntando-se às palavras do autarca Luís Nobre.

A Presidente do Eixo Atlântico, Lara Méndez, referiu que “a sustentabilidade passa também pelo urbanismo e pelo desenvolvimento de projetos que combatam as alterações climáticas e que se empenhem na área social, para que os territórios sejam confortáveis e acolhedores e se foquem nas pessoas, porque se as oportunidades económicas e o emprego não forem garantidos, as pessoas mudam-se para outros lugares”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).