Manuel Salgueiro, autarca de São Romão de Neiva, pediu uma reunião ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, com a presença da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para resolver as constantes descargas poluentes no ribeiro de Radivau.
Em conferência de imprensa, realizada na sede da Junta de Freguesia de São Romão do Neiva, com a presença dos autarcas de Castelo de Neiva e de Antas, Esposende, e após uma reunião conjunta com a Associação Rio Neiva, Manuel Salgueiro, solicitou uma reunião à APA.
Salgueiro disse que os empresários instalados na segunda fase da zona industrial de Neiva “não podem ser metidos todos no mesmo saco”, mas sublinhou que “há três ou quatro ovelhas negras que estão a prejudicar o parque empresarial” e manifestou-se “apreensivo com a atuação da APA”.
As descargas poluentes acontecem, recorrentemente, desde janeiro de 2022 no ribeiro de Radivau, junto à segunda fase da zona industrial do Neiva. Em dezembro de 2022, a APA informou que os “problemas de poluição” no ribeiro de Radivau “resultam de ligações indevidas à rede de águas pluviais, no troço em que a mesma se encontra entubada”.
“A Junta de São Romão do Neiva está a sofrer uma opressão enorme da população. Certamente que os colegas se já não estão, irão sofrer pressão para que se faça alguma coisa. O problema tem de ser resolvido, nem que para isso tenha de se mobilizar os fregueses das três freguesias”, afirmou Manuel Salgueiro, reforçando que “só esta semana foram detetadas duas descargas ilegais, uma na segunda-feira de “uma massa pastosa azul e branca” e, outra na quarta-feira, “de óleo e gasóleo”.
“Temos lontras. A sua existência pode atestar o grau de pureza das águas do rio Neiva. Queremos manter isto e não vamos compactuar com estas situações. Por isso não vamos deixar o colega [são Romão do Neiva] a lutar sozinho”, frisou Paulo Torres, autarca de Castelo de Neiva.
Segundo Manuel Salgueiro, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, “está solidário com as freguesias e preocupado com o que está a acontecer”.
Também o autarca de Antas, José Viana, expressou “solidariedade” e garantiu que as autarquias não podem deixar que “os prevaricadores estraguem um rio lindíssimo”.
O ribeiro de Radivau desagua no rio Neiva, que passa por Castelo do Neiva e São Romão do Neiva, em Viana do Castelo, até Antas, no concelho de Esposende, no distrito de Braga.
No verão, este curso de água é muito frequentado para a prática balnear.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.