Manuel Salgueiro, autarca de São Romão de Neiva, pediu uma reunião ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, com a presença da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para resolver as constantes descargas poluentes no ribeiro de Radivau.
Em conferência de imprensa, realizada na sede da Junta de Freguesia de São Romão do Neiva, com a presença dos autarcas de Castelo de Neiva e de Antas, Esposende, e após uma reunião conjunta com a Associação Rio Neiva, Manuel Salgueiro, solicitou uma reunião à APA.
Salgueiro disse que os empresários instalados na segunda fase da zona industrial de Neiva “não podem ser metidos todos no mesmo saco”, mas sublinhou que “há três ou quatro ovelhas negras que estão a prejudicar o parque empresarial” e manifestou-se “apreensivo com a atuação da APA”.
As descargas poluentes acontecem, recorrentemente, desde janeiro de 2022 no ribeiro de Radivau, junto à segunda fase da zona industrial do Neiva. Em dezembro de 2022, a APA informou que os “problemas de poluição” no ribeiro de Radivau “resultam de ligações indevidas à rede de águas pluviais, no troço em que a mesma se encontra entubada”.
“A Junta de São Romão do Neiva está a sofrer uma opressão enorme da população. Certamente que os colegas se já não estão, irão sofrer pressão para que se faça alguma coisa. O problema tem de ser resolvido, nem que para isso tenha de se mobilizar os fregueses das três freguesias”, afirmou Manuel Salgueiro, reforçando que “só esta semana foram detetadas duas descargas ilegais, uma na segunda-feira de “uma massa pastosa azul e branca” e, outra na quarta-feira, “de óleo e gasóleo”.
“Temos lontras. A sua existência pode atestar o grau de pureza das águas do rio Neiva. Queremos manter isto e não vamos compactuar com estas situações. Por isso não vamos deixar o colega [são Romão do Neiva] a lutar sozinho”, frisou Paulo Torres, autarca de Castelo de Neiva.
Segundo Manuel Salgueiro, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, “está solidário com as freguesias e preocupado com o que está a acontecer”.
Também o autarca de Antas, José Viana, expressou “solidariedade” e garantiu que as autarquias não podem deixar que “os prevaricadores estraguem um rio lindíssimo”.
O ribeiro de Radivau desagua no rio Neiva, que passa por Castelo do Neiva e São Romão do Neiva, em Viana do Castelo, até Antas, no concelho de Esposende, no distrito de Braga.
No verão, este curso de água é muito frequentado para a prática balnear.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.