Logo
Regional

Autarca de São Romão de Neiva pede reunião urgente com Agência Portuguesa do Ambiente

23 Fevereiro, 2023 | 22:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Manuel Salgueiro, autarca de São Romão de Neiva, pediu uma reunião ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, com a presença da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para resolver as constantes descargas poluentes no ribeiro de Radivau.

Em conferência de imprensa, realizada na sede da Junta de Freguesia de São Romão do Neiva, com a presença dos autarcas de Castelo de Neiva e de Antas, Esposende, e após uma reunião conjunta com a Associação Rio Neiva, Manuel Salgueiro, solicitou uma reunião à APA.

Salgueiro disse que os empresários instalados na segunda fase da zona industrial de Neiva “não podem ser metidos todos no mesmo saco”, mas sublinhou que “há três ou quatro ovelhas negras que estão a prejudicar o parque empresarial” e manifestou-se “apreensivo com a atuação da APA”.

As descargas poluentes acontecem, recorrentemente, desde janeiro de 2022 no ribeiro de Radivau, junto à segunda fase da zona industrial do Neiva. Em dezembro de 2022, a APA informou que os “problemas de poluição” no ribeiro de Radivau “resultam de ligações indevidas à rede de águas pluviais, no troço em que a mesma se encontra entubada”.

“A Junta de São Romão do Neiva está a sofrer uma opressão enorme da população. Certamente que os colegas se já não estão, irão sofrer pressão para que se faça alguma coisa. O problema tem de ser resolvido, nem que para isso tenha de se mobilizar os fregueses das três freguesias”, afirmou Manuel Salgueiro, reforçando que “só esta semana foram detetadas duas descargas ilegais, uma na segunda-feira de “uma massa pastosa azul e branca” e, outra na quarta-feira, “de óleo e gasóleo”.

“Temos lontras. A sua existência pode atestar o grau de pureza das águas do rio Neiva. Queremos manter isto e não vamos compactuar com estas situações. Por isso não vamos deixar o colega [são Romão do Neiva] a lutar sozinho”, frisou Paulo Torres, autarca de Castelo de Neiva.

Segundo Manuel Salgueiro, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, “está solidário com as freguesias e preocupado com o que está a acontecer”.

Também o autarca de Antas, José Viana, expressou “solidariedade” e garantiu que as autarquias não podem deixar que “os prevaricadores estraguem um rio lindíssimo”.

O ribeiro de Radivau desagua no rio Neiva, que passa por Castelo do Neiva e São Romão do Neiva, em Viana do Castelo, até Antas, no concelho de Esposende, no distrito de Braga.

No verão, este curso de água é muito frequentado para a prática balnear.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.