O presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, foi distinguido com o Machado de Honra pela Liga dos Bombeiros Portugueses. A homenagem, atribuída como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da proteção civil e dos bombeiros, decorreu numa cerimónia marcada por palavras de gratidão e emoção.
“Receber esta homenagem, vinda de uma instituição composta por homens e mulheres que dedicam as suas vidas a proteger a vida dos outros, é algo que me toca profundamente”, afirmou o autarca courense, atualmente em final de mandato.
Vítor Paulo Pereira destacou que vê o reconhecimento como um gesto de respeito e partilha de valores. “Sinto neste gesto algo maior do que uma simples lembrança: sinto respeito, sinto afeto e sinto reconhecimento entre iguais”, sublinhou, acrescentando que sempre procurou “servir as pessoas” com dedicação.
Durante a cerimónia, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, elogiou o papel ativo do autarca na defesa dos interesses das corporações. “Durante os seus mandatos muito se preocupou com os seus bombeiros. Esta distinção é o reconhecimento pelo trabalho que realizou em prol das populações e dos bombeiros”, afirmou, recordando ainda o contributo de Vítor Paulo Pereira como presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil.
O autarca de Paredes de Coura aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho desenvolvido pela Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo, pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura e, em particular, por José Alves, presidente da federação distrital. “Nenhuma instituição cresce sem liderança, sem coragem, sem visão”, afirmou.
A homenagem estendeu-se também às equipas de sapadores florestais, presidentes de Junta e funcionários da autarquia, a quem Vítor Paulo Pereira reconheceu o empenho e sentido de missão. “São um importante pilar da proteção civil, com uma disponibilidade que raramente se anuncia, mas nunca falha”, disse.
Por fim, partilhou a distinção com os vereadores Tiago Cunha, Maria José e Vitor Silva, realçando o trabalho em equipa desenvolvido ao longo dos últimos anos no município.
O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.
Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.
A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.