Os alunos do 2.º ciclo do ensino básico do Alto Minho estão a viver uma experiência diferente e estimulante que tem despertado o seu sentido musical. Desde o passado mês de março, um programa de aulas-concerto de jazz tem percorrido os estabelecimentos de ensino dos municípios que integram este território, no sentido de incentivar os alunos a cantar, a dançar e a tocar, estimulando a sua capacidade criativa e de improviso.
Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), este programa musical, denominado “AquiJazz 2023”, permite que os alunos interajam com um trio de jazz profissional, constituído por Miguel Pardal, Miguel Reis Lima e David Martins, músicos de referência e com larga experiência em áreas como o blues, jazz, soul ou pop.
Em cada sessão, os alunos aprendem sobre as origens e os vários tipos de jazz, adquirem conhecimentos sobre a música e o mundo artístico e cantam, dançam, tocam diversos instrumentos e até improvisam, realizando vários tipos de performance em conjunto com os artistas em cena.
Esta experiência musical, que irá decorrer até ao próximo mês de junho, tem sido recebida com bastante entusiasmo pelos alunos, contando também com a participação dos professores de música das escolas através da preparação de conteúdos para serem trabalhados nos concertos.
A iniciativa insere-se no “Alto Minho – School 4All” – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)”, um projeto inovador da CIM Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através do Fundo Social Europeu (FSE), que contempla um conjunto diversificado de ações e atividades visando a promoção do sucesso escolar.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.