Logo
Música

Aulas-concerto de jazz dão ritmo às escolas do Alto Minho

26 Abril, 2023 | 10:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os alunos do 2.º ciclo do ensino básico do Alto Minho estão a viver uma experiência diferente e estimulante que tem despertado o seu sentido musical. Desde o passado mês de março, um programa de aulas-concerto de jazz tem percorrido os estabelecimentos de ensino dos municípios que integram este território, no sentido de incentivar os alunos a cantar, a dançar e a tocar, estimulando a sua capacidade criativa e de improviso.

Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), este programa musical, denominado “AquiJazz 2023”, permite que os alunos interajam com um trio de jazz profissional, constituído por Miguel Pardal, Miguel Reis Lima e David Martins, músicos de referência e com larga experiência em áreas como o blues, jazz, soul ou pop.

Em cada sessão, os alunos aprendem sobre as origens e os vários tipos de jazz, adquirem conhecimentos sobre a música e o mundo artístico e cantam, dançam, tocam diversos instrumentos e até improvisam, realizando vários tipos de performance em conjunto com os artistas em cena.

Esta experiência musical, que irá decorrer até ao próximo mês de junho, tem sido recebida com bastante entusiasmo pelos alunos, contando também com a participação dos professores de música das escolas através da preparação de conteúdos para serem trabalhados nos concertos.

A iniciativa insere-se no “Alto Minho – School 4All” – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)”, um projeto inovador da CIM Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através do Fundo Social Europeu (FSE), que contempla um conjunto diversificado de ações e atividades visando a promoção do sucesso escolar.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Fevereiro, 2026

Workshop “Coração de Filigrana” assinala São Valentim em Viana do Castelo

O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.

Desporto 6 Fevereiro, 2026

Santa Luzia recebe GD Árvore nos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Santa Marta de Portuzelo prepara noite de Carnaval cheia de música e animação

A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Abono de família e subsídios sociais sobem 2,2% a partir de hoje

O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.

Regional 6 Fevereiro, 2026

Sete novas empresas recebem selo “Destino de Qualidade” em Viana do Castelo

Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Presidenciais: Candidatos divergem sobre adiamento das eleições em contexto de mau tempo

O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.

Nacional 5 Fevereiro, 2026

Situação de calamidade prolongada em Portugal até 15 de fevereiro devido ao mau tempo

O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.