Os alunos do 2.º ciclo do ensino básico do Alto Minho estão a viver uma experiência diferente e estimulante que tem despertado o seu sentido musical. Desde o passado mês de março, um programa de aulas-concerto de jazz tem percorrido os estabelecimentos de ensino dos municípios que integram este território, no sentido de incentivar os alunos a cantar, a dançar e a tocar, estimulando a sua capacidade criativa e de improviso.
Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), este programa musical, denominado “AquiJazz 2023”, permite que os alunos interajam com um trio de jazz profissional, constituído por Miguel Pardal, Miguel Reis Lima e David Martins, músicos de referência e com larga experiência em áreas como o blues, jazz, soul ou pop.
Em cada sessão, os alunos aprendem sobre as origens e os vários tipos de jazz, adquirem conhecimentos sobre a música e o mundo artístico e cantam, dançam, tocam diversos instrumentos e até improvisam, realizando vários tipos de performance em conjunto com os artistas em cena.
Esta experiência musical, que irá decorrer até ao próximo mês de junho, tem sido recebida com bastante entusiasmo pelos alunos, contando também com a participação dos professores de música das escolas através da preparação de conteúdos para serem trabalhados nos concertos.
A iniciativa insere-se no “Alto Minho – School 4All” – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)”, um projeto inovador da CIM Alto Minho, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através do Fundo Social Europeu (FSE), que contempla um conjunto diversificado de ações e atividades visando a promoção do sucesso escolar.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.