Logo
Regional

Augusto Marinho distinguido com Medalha da Cruz de São Jorge

17 Janeiro, 2023 | 10:41
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, foi agraciado com a Medalha da Cruz de São Jorge, 1.ª Classe, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, sob a presidência do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.

A Medalha da Cruz de São Jorge é uma medalha militar portuguesa que se destina a “galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimentos da missão das Forças Armadas Portuguesas”.

A decisão de atribuir a Medalha da Cruz de São Jorge a Augusto Marinho partiu do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, em reconhecimento do empenho do presidente da Câmara de Ponte da Barca em “incentivar e preservar um excelente relacionamento institucional” da autarquia com as Forças Armadas, “promovendo e apoiando, com elevadíssimo sentido de serviço público, atividades que reforçam o prestígio da Instituição Militar, com benefícios mútuos para ambas as partes.

A iniciativa do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas é justificada ainda pela promoção que o Município de Ponte da Barca lidera de Fernão de Magalhães, um dos mais ilustres navegadores portugueses, que é apontado como tendo nascido em Ponte da Barca.

A preservação do património de arquitetura militar existente no concelho barquense é outro dos motivos que levaram a esta condecoração. Augusto Marinho diz-se “muito honrado e orgulhoso com a distinção, não apenas pelo que esta simboliza em termos pessoais, mas também porque representa o reconhecimento ao mais alto nível da atividade desenvolvida pela Câmara Municipal de Ponte da Barca”.

A cerimónia decorreu em Lisboa e contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, do Vice-Presidente da Câmara Municipal e de praticamente todos os Presidentes de Junta de Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, nomeadamente Azias, Boivães, Bravães, Cuide de Vila Verde, Lavradas, Nogueira, Sampriz, Vade São Pedro, Vade São Tomé, União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, União de Freguesias de Crasto, Ruivos e Grovelas, União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, União de Freguesias de Touvedo (São Lourenço e Salvador).

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.