O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, foi agraciado com a Medalha da Cruz de São Jorge, 1.ª Classe, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, sob a presidência do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.
A Medalha da Cruz de São Jorge é uma medalha militar portuguesa que se destina a “galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimentos da missão das Forças Armadas Portuguesas”.
A decisão de atribuir a Medalha da Cruz de São Jorge a Augusto Marinho partiu do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, em reconhecimento do empenho do presidente da Câmara de Ponte da Barca em “incentivar e preservar um excelente relacionamento institucional” da autarquia com as Forças Armadas, “promovendo e apoiando, com elevadíssimo sentido de serviço público, atividades que reforçam o prestígio da Instituição Militar, com benefícios mútuos para ambas as partes.
A iniciativa do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas é justificada ainda pela promoção que o Município de Ponte da Barca lidera de Fernão de Magalhães, um dos mais ilustres navegadores portugueses, que é apontado como tendo nascido em Ponte da Barca.
A preservação do património de arquitetura militar existente no concelho barquense é outro dos motivos que levaram a esta condecoração. Augusto Marinho diz-se “muito honrado e orgulhoso com a distinção, não apenas pelo que esta simboliza em termos pessoais, mas também porque representa o reconhecimento ao mais alto nível da atividade desenvolvida pela Câmara Municipal de Ponte da Barca”.
A cerimónia decorreu em Lisboa e contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, do Vice-Presidente da Câmara Municipal e de praticamente todos os Presidentes de Junta de Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, nomeadamente Azias, Boivães, Bravães, Cuide de Vila Verde, Lavradas, Nogueira, Sampriz, Vade São Pedro, Vade São Tomé, União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, União de Freguesias de Crasto, Ruivos e Grovelas, União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, União de Freguesias de Touvedo (São Lourenço e Salvador).
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.
O parlamento aprovou, na generalidade, uma proposta de lei do Governo que aumenta as penas para agressões contra polícias, profissionais de saúde ou bombeiros e isenta-os de custas, uma iniciativa criticada por vários partidos.
O Santa Luzia FC é a primeira equipa a garantir a passagem à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. A formação de Viana do Castelo bateu o Aliados FC Lordelo, fora de casa, por 7-0, seguindo, assim, em frente na prova.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Associação de Folclore de Ponte de Lima, vai promover no próximo dia 11 de janeiro de 2025, às 21 horas, o tradicional Cantar dos Reis. Este ano, o momento realizar-se-á no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.
O Tribunal de Contas (TdC) encontrou irregularidades em contratos públicos da Câmara de Caminha celebrados entre 2015 e 2020, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).