O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, foi agraciado com a Medalha da Cruz de São Jorge, 1.ª Classe, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, sob a presidência do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.
A Medalha da Cruz de São Jorge é uma medalha militar portuguesa que se destina a “galardoar militares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimentos da missão das Forças Armadas Portuguesas”.
A decisão de atribuir a Medalha da Cruz de São Jorge a Augusto Marinho partiu do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, em reconhecimento do empenho do presidente da Câmara de Ponte da Barca em “incentivar e preservar um excelente relacionamento institucional” da autarquia com as Forças Armadas, “promovendo e apoiando, com elevadíssimo sentido de serviço público, atividades que reforçam o prestígio da Instituição Militar, com benefícios mútuos para ambas as partes.
A iniciativa do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas é justificada ainda pela promoção que o Município de Ponte da Barca lidera de Fernão de Magalhães, um dos mais ilustres navegadores portugueses, que é apontado como tendo nascido em Ponte da Barca.

A preservação do património de arquitetura militar existente no concelho barquense é outro dos motivos que levaram a esta condecoração. Augusto Marinho diz-se “muito honrado e orgulhoso com a distinção, não apenas pelo que esta simboliza em termos pessoais, mas também porque representa o reconhecimento ao mais alto nível da atividade desenvolvida pela Câmara Municipal de Ponte da Barca”.
A cerimónia decorreu em Lisboa e contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, do Vice-Presidente da Câmara Municipal e de praticamente todos os Presidentes de Junta de Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho, nomeadamente Azias, Boivães, Bravães, Cuide de Vila Verde, Lavradas, Nogueira, Sampriz, Vade São Pedro, Vade São Tomé, União de Freguesias de Entre Ambos-os-Rios, Ermida e Germil, União de Freguesias de Crasto, Ruivos e Grovelas, União de Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, União de Freguesias de Touvedo (São Lourenço e Salvador).
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.