Augusto Canário foi um dos músicos distinguidos nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA), que decorreram na cidade norte-americana de Providence.
Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa distinguiram o músico de Viana do Castelo como “Embaixador Cultural”, uma “honra que celebra indivíduos que servem como embaixadores globais do património português, promovendo uma apreciação mais profunda pelas tradições e valores que definem a nossa comunidade”, segundo a organização.
Desde 2013, os IPMA têm vindo a reconhecer a música produzida por artistas de ascendência portuguesa de todo o mundo.
Os vencedores da edição deste ano foram:
Videoclipe do Ano
“Dois” – Fernando Daniel, Realizador: Xander Da Silva (Portugal)
Melhor Atuação Instrumental
“Dia de Feira (ft. Iván Melon Lewis)” – Marta Pereira da Costa (Portugal)
Melhor Atuação de World Music
“Energia” – Vargas Monteiro (Estados Unidos)
Melhor Atuação Tradicional
“Meninas do Minho” – Os Pêgas (Portugal)
Melhor Atuação de Fado
“Canoas do Tejo” – Marco Rodrigues (Portugal)
Melhor Atuação de Rap/Hip-Hop/Dança
“Povo (ft. Soraia Ramos)” – Supa Squad (Portugal)
Melhor Atuação de Rock
“Never Leave Again” – Silva Lining Band (Portugal)
Melhor Atuação Pop
“Hate Myself For Loving You” – Mackenzie Arromba (Canada)
Melhor Atuação de Música Popular
“Cerveja d´Alegria (ft Adriana Lua)” – 4 Mens (Portugal)
Canção do Ano
“Algo Mais” – Milhanas, written by: Milhanas, Jon (Portugal)
Prémio People’s Choice
“Meninas do Minho” – Os Pêgas (Portugal)
Novo Talento
Luizinho (Estados Unidos)
Prémio Embaixador Cultural
Augusto Canário
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.