Augusto Canário foi um dos músicos distinguidos nos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA), que decorreram na cidade norte-americana de Providence.
Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa distinguiram o músico de Viana do Castelo como “Embaixador Cultural”, uma “honra que celebra indivíduos que servem como embaixadores globais do património português, promovendo uma apreciação mais profunda pelas tradições e valores que definem a nossa comunidade”, segundo a organização.
Desde 2013, os IPMA têm vindo a reconhecer a música produzida por artistas de ascendência portuguesa de todo o mundo.
Os vencedores da edição deste ano foram:
Videoclipe do Ano
“Dois” – Fernando Daniel, Realizador: Xander Da Silva (Portugal)
Melhor Atuação Instrumental
“Dia de Feira (ft. Iván Melon Lewis)” – Marta Pereira da Costa (Portugal)
Melhor Atuação de World Music
“Energia” – Vargas Monteiro (Estados Unidos)
Melhor Atuação Tradicional
“Meninas do Minho” – Os Pêgas (Portugal)
Melhor Atuação de Fado
“Canoas do Tejo” – Marco Rodrigues (Portugal)
Melhor Atuação de Rap/Hip-Hop/Dança
“Povo (ft. Soraia Ramos)” – Supa Squad (Portugal)
Melhor Atuação de Rock
“Never Leave Again” – Silva Lining Band (Portugal)
Melhor Atuação Pop
“Hate Myself For Loving You” – Mackenzie Arromba (Canada)
Melhor Atuação de Música Popular
“Cerveja d´Alegria (ft Adriana Lua)” – 4 Mens (Portugal)
Canção do Ano
“Algo Mais” – Milhanas, written by: Milhanas, Jon (Portugal)
Prémio People’s Choice
“Meninas do Minho” – Os Pêgas (Portugal)
Novo Talento
Luizinho (Estados Unidos)
Prémio Embaixador Cultural
Augusto Canário
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.