A Ordem dos Médicos alertou para a importância de se reforçar a deteção precoce de eventuais casos suspeitos de 'legionella', porque as atuais condições climatéricas potenciam o aparecimento de casos esporádicos e surtos.
O alerta, em comunicado, surge a propósito de surtos de ‘legionella’ nos últimos dias no norte do país, em Caminha, distrito de Viana do Castelo, e Matosinhos, Porto.
A Ordem diz que face a esses surtos está disponível para apoiar as autoridades de saúde e contribuir para o esclarecimento da população.
A identificação ambiental da bactéria não constitui necessariamente risco de doença, embora motive a avaliação de risco e faz parte das atividades de monitorização e vigilância das unidades de saúde pública, diz a instituição no comunicado, no qual explica o que é e como se propaga a “doença dos legionários”.
Explica, por exemplo, que a doença se caracteriza por uma pneumonia provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila’, com aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.
E que é mais frequente em adultos, especialmente fumadores ou ex-fumadores, doentes portadores de doenças crónicas (diabetes, doenças pulmonares, renais, imunológicas ou neoplásicas), e que pode ser fatal (cerca de 10% dos casos).
A Ordem lembra ainda que a doença se transmite por via respiratória, por inalação de aerossóis de água contaminada.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.