De 31 de agosto a 8 de setembro, Arcos de Valdevez volta a receber a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, na Gavieira. Uma festividade de cariz religioso, mas também cultural.
Promovida pela Confraria de Nossa Senhora da Peneda e com o apoio da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, presidente da autarquia, descreve a Romaria como uma “grande tradição”, uma vez que, todos os anos, “acolhe muitos peregrinos e visitantes vindos de toda a região e de Espanha, tendo impacto na promoção cultural e económica no local e no concelho”.
Este ano, como destaque da programação está a atuação de Ana Bacalhau com o concerto “Músicas à Senhora”, no sábado, dia 2 de setembro.
Já, no dia 3 de setembro, será a vez do Rancho Folclórico das Camponesas da Vila do Soajo atuarem. No dia 5 decorrerá ainda a eucaristia em castelhano e a bênção de gaitas de foles no santuário e no dia seguinte a benção de concertinas no santuário e o tradicional baile popular.
Pode consultar a programação na íntegra, aqui:

A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.