A atuação da DJ e produtora belga Charlotte de Witte, em agosto do ano passado no Neopop, em Viana do Castelo, valeu àquele festival minhoto o prémio de Melhor Atuação ao Vivo de Eletrónica nos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja 8.ª cerimónia aconteceu hoje em Granada, Espanha.
Os festivais portugueses Summer Opening, Med, Azores Burning Summer e A Casa também estão entre os vencedores dos Iberian Festival Awards.
Os nomeados foram distribuídos por 24 categorias, às quais se juntaram dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade, e o prémio Inatel.
Os vencedores de algumas categorias foram divulgados nas contas dos prémios nas redes sociais.
O prémio Excelência para uma entidade foi atribuído à organização do festival Summer Opening, que acontece em julho no Funchal, na ilha da Madeira.
Já o prémio Inatel distinguiu o guitarrista português João Morais, que assina O Gajo.
O festival Med, que acontece anualmente em junho em Loulé, no Algarve, venceu na categoria de Melhor Promoção Turística.
Já o Azores Burning Summer, que acontece em agosto na ilha de São Miguel, nos Açores, recebeu o prémio de Contribuição para a Sustentabilidade.
O festival A Porta, em Leiria, venceu a nova categoria de Melhor Cobertura Vídeo, que esteve a cargo do Casota Collective.
Em algumas categorias os vencedores foram escolhidos por um júri e, noutras, pelo público, como aconteceu nas categorias de Melhor Grande Festival, Melhor Festival de Médio Formato, Melhor Festival de Pequeno Formato, Melhor Novo Festival e Melhor Festival ‘Indoor’ (em recinto coberto).
Em cada categoria foi sempre escolhido também um vencedor nacional. Se o vencedor principal fosse um festival espanhol, era escolhido também um vencedor português, e vice-versa. O que faz com que haja vários outros festivais portugueses premiados.
Por exemplo, na categoria de Melhor Festival de Pequeno Formato o vencedor foi o espanhol Ribeira Sacra, e o vencedor nacional o Cistermúsica, que acontece em Alcobaça.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.