A atuação da DJ e produtora belga Charlotte de Witte, em agosto do ano passado no Neopop, em Viana do Castelo, valeu àquele festival minhoto o prémio de Melhor Atuação ao Vivo de Eletrónica nos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja 8.ª cerimónia aconteceu hoje em Granada, Espanha.
Os festivais portugueses Summer Opening, Med, Azores Burning Summer e A Casa também estão entre os vencedores dos Iberian Festival Awards.
Os nomeados foram distribuídos por 24 categorias, às quais se juntaram dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade, e o prémio Inatel.
Os vencedores de algumas categorias foram divulgados nas contas dos prémios nas redes sociais.
O prémio Excelência para uma entidade foi atribuído à organização do festival Summer Opening, que acontece em julho no Funchal, na ilha da Madeira.
Já o prémio Inatel distinguiu o guitarrista português João Morais, que assina O Gajo.
O festival Med, que acontece anualmente em junho em Loulé, no Algarve, venceu na categoria de Melhor Promoção Turística.
Já o Azores Burning Summer, que acontece em agosto na ilha de São Miguel, nos Açores, recebeu o prémio de Contribuição para a Sustentabilidade.
O festival A Porta, em Leiria, venceu a nova categoria de Melhor Cobertura Vídeo, que esteve a cargo do Casota Collective.
Em algumas categorias os vencedores foram escolhidos por um júri e, noutras, pelo público, como aconteceu nas categorias de Melhor Grande Festival, Melhor Festival de Médio Formato, Melhor Festival de Pequeno Formato, Melhor Novo Festival e Melhor Festival ‘Indoor’ (em recinto coberto).
Em cada categoria foi sempre escolhido também um vencedor nacional. Se o vencedor principal fosse um festival espanhol, era escolhido também um vencedor português, e vice-versa. O que faz com que haja vários outros festivais portugueses premiados.
Por exemplo, na categoria de Melhor Festival de Pequeno Formato o vencedor foi o espanhol Ribeira Sacra, e o vencedor nacional o Cistermúsica, que acontece em Alcobaça.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.