A atuação da DJ e produtora belga Charlotte de Witte, em agosto do ano passado no Neopop, em Viana do Castelo, valeu àquele festival minhoto o prémio de Melhor Atuação ao Vivo de Eletrónica nos Iberian Festival Awards (Prémios dos Festivais Ibéricos), cuja 8.ª cerimónia aconteceu hoje em Granada, Espanha.
Os festivais portugueses Summer Opening, Med, Azores Burning Summer e A Casa também estão entre os vencedores dos Iberian Festival Awards.
Os nomeados foram distribuídos por 24 categorias, às quais se juntaram dois prémios Excelência, um para uma entidade e outro para uma personalidade, e o prémio Inatel.
Os vencedores de algumas categorias foram divulgados nas contas dos prémios nas redes sociais.
O prémio Excelência para uma entidade foi atribuído à organização do festival Summer Opening, que acontece em julho no Funchal, na ilha da Madeira.
Já o prémio Inatel distinguiu o guitarrista português João Morais, que assina O Gajo.
O festival Med, que acontece anualmente em junho em Loulé, no Algarve, venceu na categoria de Melhor Promoção Turística.
Já o Azores Burning Summer, que acontece em agosto na ilha de São Miguel, nos Açores, recebeu o prémio de Contribuição para a Sustentabilidade.
O festival A Porta, em Leiria, venceu a nova categoria de Melhor Cobertura Vídeo, que esteve a cargo do Casota Collective.
Em algumas categorias os vencedores foram escolhidos por um júri e, noutras, pelo público, como aconteceu nas categorias de Melhor Grande Festival, Melhor Festival de Médio Formato, Melhor Festival de Pequeno Formato, Melhor Novo Festival e Melhor Festival ‘Indoor’ (em recinto coberto).
Em cada categoria foi sempre escolhido também um vencedor nacional. Se o vencedor principal fosse um festival espanhol, era escolhido também um vencedor português, e vice-versa. O que faz com que haja vários outros festivais portugueses premiados.
Por exemplo, na categoria de Melhor Festival de Pequeno Formato o vencedor foi o espanhol Ribeira Sacra, e o vencedor nacional o Cistermúsica, que acontece em Alcobaça.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.
Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.