O ator Pedro Lamares esteve em Arcos de Valdevez para proporcionar dois momentos especiais, nomeadamente a formação “Oficina de palavras” e contracenar com a atriz Lúcia Moniz na peça "Para atravessar contigo o deserto do Mundo".
Ambas as iniciativas foram um verdadeiro sucesso.
A “Oficina de Palavras”, contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas. Diferentes eram as expetativas que tinham movido os participantes a inscreverem-se na formação: saber usar a voz para falar em público, dominar técnicas para ler em voz alta, vencer o medo de falar em público, gostar de teatro, de Poesia, entre outros. Ao longo das seis horas da Oficina, o ator transmitiu diferentes técnicas e demonstrou que dizer Poesia em voz alta é uma forma excelente de vencer os medos, controlar a mente, posicionar o corpo e dominar a voz, para dessa forma comunicar com verdade.

Integrada no “Recontros – Ciclo de teatro e expressões de Arcos de Valdevez, a peça “Para atravessar contigo o deserto do Mundo”, onde contracenou com a atriz Lúcia Moniz, também teve uma enorme aceitação por parte do público. Esta surgiu a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena. Nela, Lúcia Moniz e Pedro Lamares dão vida à relação de amizade entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, dois vultos maiores da literatura portuguesa. A peça baseia-se na correspondência que trocaram a partir dos anos 1950 – ele no exílio, ela em Portugal –, em plena ditadura. Além de expressarem a força das suas ideias e aspirações, foram traçando um retrato do país nessas décadas
Foram dois momentos de grande interação cultural que proporcionaram experiências de relevo a quem conseguiu participar e assistir.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.