O ator Pedro Lamares esteve em Arcos de Valdevez para proporcionar dois momentos especiais, nomeadamente a formação “Oficina de palavras” e contracenar com a atriz Lúcia Moniz na peça "Para atravessar contigo o deserto do Mundo".
Ambas as iniciativas foram um verdadeiro sucesso.
A “Oficina de Palavras”, contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas. Diferentes eram as expetativas que tinham movido os participantes a inscreverem-se na formação: saber usar a voz para falar em público, dominar técnicas para ler em voz alta, vencer o medo de falar em público, gostar de teatro, de Poesia, entre outros. Ao longo das seis horas da Oficina, o ator transmitiu diferentes técnicas e demonstrou que dizer Poesia em voz alta é uma forma excelente de vencer os medos, controlar a mente, posicionar o corpo e dominar a voz, para dessa forma comunicar com verdade.

Integrada no “Recontros – Ciclo de teatro e expressões de Arcos de Valdevez, a peça “Para atravessar contigo o deserto do Mundo”, onde contracenou com a atriz Lúcia Moniz, também teve uma enorme aceitação por parte do público. Esta surgiu a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena. Nela, Lúcia Moniz e Pedro Lamares dão vida à relação de amizade entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, dois vultos maiores da literatura portuguesa. A peça baseia-se na correspondência que trocaram a partir dos anos 1950 – ele no exílio, ela em Portugal –, em plena ditadura. Além de expressarem a força das suas ideias e aspirações, foram traçando um retrato do país nessas décadas
Foram dois momentos de grande interação cultural que proporcionaram experiências de relevo a quem conseguiu participar e assistir.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.