O vídeo promocional da Romaria d’Agonia deste ano, que se realiza de 14 a 22 de agosto em Viana do Castelo, intitulado "Mãos da Romaria d’Agonia" é narrado pelo ator Luís Lourenço conhecido dos ecrãs portugueses através da série “Morangos com Açúcar” e várias novelas portuguesas.
O filme celebra as mãos que fazem e vivem a Romaria. Desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações, danças, até à organização dos eventos com a narração de Luís Lourenço num texto que enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.
“Sendo natural de Viana do Castelo, vivendo a Romaria desde pequeno é para mim um enorme privilégio associar a minha voz a um texto e um filme tão bonitos e genuínos. De facto, esta é uma Romaria única, que eu arriscava dizer, talvez única no mundo inteiro. Com estas características, esta entrega das pessoas, a forma genuína como vivem e participam nos quadros da festa deve mesmo ser única”, afirma Luís Loureço atualmente no elenco da novela da SIC “Senhora do Mar”.
A presença do ator que foi também um dos cinco finalistas no programa Hell’s Kitchen – Famosos na SIC é já habitual nos dias da Romaria em Viana do Castelo.
Natural de Vila Nova de Cerveira, mas a viver há vários anos em Lisboa, Luís Lourenço conta com 35 projetos teatrais, quatro novelas (das quais duas como protagonista) e 11 projetos de cinema. É também o diretor artístico/encenador no Teatro Gil Vicente, em Cascais, cargo que ocupa desde 2013
O Filme promocional da Romaria d’Agonia 2024 foi lançado em julho, com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz. Dezenas de pessoas naturais de Viana do Castelo aceitaram participar voluntariamente e representar as mãos da Romaria neste filme que já foi visualizado mais de 200 mil vezes através dos canais das redes sociais oficiais.
Este filme está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo aos quatro cantos do mundo e a todos os que gostam da festa, sobretudo através das transmissões online nas suas redes sociais. “Só em 2023 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos que chegaram a mais de um milhão de pessoas”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.
Anualmente, desde 2015, que a VianaFestas, lança um filme promocional da Romaria d’Agonia com diferentes temas. O ano passado o vídeo promocional arrecadou dois prémios, um nacional e outro internacional, participou em 12 festivais nos quatro cantos do mundo e ainda está selecionado para mais quatro festivais.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.