O vídeo promocional da Romaria d’Agonia deste ano, que se realiza de 14 a 22 de agosto em Viana do Castelo, intitulado "Mãos da Romaria d’Agonia" é narrado pelo ator Luís Lourenço conhecido dos ecrãs portugueses através da série “Morangos com Açúcar” e várias novelas portuguesas.
O filme celebra as mãos que fazem e vivem a Romaria. Desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações, danças, até à organização dos eventos com a narração de Luís Lourenço num texto que enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.
“Sendo natural de Viana do Castelo, vivendo a Romaria desde pequeno é para mim um enorme privilégio associar a minha voz a um texto e um filme tão bonitos e genuínos. De facto, esta é uma Romaria única, que eu arriscava dizer, talvez única no mundo inteiro. Com estas características, esta entrega das pessoas, a forma genuína como vivem e participam nos quadros da festa deve mesmo ser única”, afirma Luís Loureço atualmente no elenco da novela da SIC “Senhora do Mar”.
A presença do ator que foi também um dos cinco finalistas no programa Hell’s Kitchen – Famosos na SIC é já habitual nos dias da Romaria em Viana do Castelo.
Natural de Vila Nova de Cerveira, mas a viver há vários anos em Lisboa, Luís Lourenço conta com 35 projetos teatrais, quatro novelas (das quais duas como protagonista) e 11 projetos de cinema. É também o diretor artístico/encenador no Teatro Gil Vicente, em Cascais, cargo que ocupa desde 2013
O Filme promocional da Romaria d’Agonia 2024 foi lançado em julho, com produção da VianaFestas e realização de Flávio Cruz. Dezenas de pessoas naturais de Viana do Castelo aceitaram participar voluntariamente e representar as mãos da Romaria neste filme que já foi visualizado mais de 200 mil vezes através dos canais das redes sociais oficiais.
Este filme está integrado no projeto de comunicação “Somos Todos Romaria” que promove a Romaria d’Agonia em vários formatos offline e online com o objetivo de “levar os momentos das Festas de Viana do Castelo aos quatro cantos do mundo e a todos os que gostam da festa, sobretudo através das transmissões online nas suas redes sociais. “Só em 2023 foram disponibilizados cerca de uma centena de conteúdos que chegaram a mais de um milhão de pessoas”, sublinhou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, Associação promotora das Festas da cidade.
Anualmente, desde 2015, que a VianaFestas, lança um filme promocional da Romaria d’Agonia com diferentes temas. O ano passado o vídeo promocional arrecadou dois prémios, um nacional e outro internacional, participou em 12 festivais nos quatro cantos do mundo e ainda está selecionado para mais quatro festivais.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).