O Atlético CP venceu, ontem, o Campeonato de Portugal, ao derrotar o SC Vianense na final da competição, por 3-0.
Na final realizada no mítico Estádio do Jamor que contou com muito apoio de parte a parte, os primeiros minutos foram intensos com o Vianense a entrar forte com situações de perigo junto da baliza contraria, mas sem conseguir marcar.
Aos 18 minutos, o capitão Vítor Sousa foi expulso e deixou o Vianense em inferioridade numérica durante quase todo o jogo, facilitando a tarefa ao seu adversário.
Mesmo a jogar com 10 elementos, o vianense conseguiu aguentar o nulo até ao intervalo.
No segundo tempo, e quando ainda não tinham passado cinco minutos desde o recomeço do encontro, Luís Rodrigues (49′) colocou o esférico na baliza defendida por Xisco, e pouco depois Filipe Assunção faz aos 60 minutos o 2-0. Estes dois golos num curto espaço de tempo, tirou a possibilidade à equipa de Viana do Castelo de conquistar o “caneco”.
Aos 66 minutos, Lénio Neves com um forte remate de fora de área fechou as contas do jogo (3-0),
A formação de Alcântara levantou, assim, o histórico troféu do Campeonato de Portugal, para desilusão dos cerca de 2500 adeptos do vianense que se deslocaram a Lisboa para apoiar a equipa orientada por António Oliveira.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.