Este ano o número de participantes aumentou, estando inscritos neste Campeonato 155 atletas masculinos (ILCA7) e 80 femininas (ILCA6),tendo mais de 50 inscritos relativamente a 2023. Portugal esteve representado por 5 atletas, 4 masculinos e 1 feminina, sendo o Francisco Fonseca, o único representante de toda a zona Norte do país.
O número de regatas previsto para os 6 dias de prova dividiu-se em: 3 dias para a fase de qualificação e os restantes para as finais.
Apesar do vento forte que se fez sentir em 5 dos 6 dias do campeonato, foram sempre realizadas 2 regatas para as 3 frotas (2 masculinas e 1 feminina), provocando algum desgaste físico e mental na maior parte dos atletas.
Da participação do Francisco o clube destaca o facto de ter conseguido alcançar o principal objetivo definido para este Campeonato: Disputar as finais na frota de ouro onde competiu com a primeira metade dos velejadores que obtiveram a melhor classificação na fase de qualificação.
“Esta foi, sem dúvida, mais uma importante experiência para o Francisco poder continuar a perseguir o sonho que tem de ser velejador olímpico em 2028, mas, acima de tudo, para poder comprovar a evolução fantástica nos resultados que tem vindo a conseguir, a qual é fruto de toda a sua dedicação à modalidade e ao árduo trabalho que tem vindo a desenvolver diariamente nas últimas duas épocas” garantiu o clube vianense.
Francisco de 19 anos, compete na classe olímpica ILCA7, foi formado no Clube de Vela Costa Nova (CVCN) e no Clube Náutico Boca da Barra (CNBB) mas, para poder competir com outros atletas de ILCA que ocupavam os lugares cimeiros do ranking, passou a representar o Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) em maio de 2022.
Os resultados que alcançou nas provas internacionais permitiram-lhe obter o estatuto de atleta de alto rendimento, renovando-o anualmente.
Em setembro de 2022 o Francisco mudou-se para o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Lisboa, para poder treinar e competir regularmente com outros velejadores de ILCA7 e também para continuar os seus estudos, tendo já concluído o 1º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.