Este ano o número de participantes aumentou, estando inscritos neste Campeonato 155 atletas masculinos (ILCA7) e 80 femininas (ILCA6),tendo mais de 50 inscritos relativamente a 2023. Portugal esteve representado por 5 atletas, 4 masculinos e 1 feminina, sendo o Francisco Fonseca, o único representante de toda a zona Norte do país.
O número de regatas previsto para os 6 dias de prova dividiu-se em: 3 dias para a fase de qualificação e os restantes para as finais.
Apesar do vento forte que se fez sentir em 5 dos 6 dias do campeonato, foram sempre realizadas 2 regatas para as 3 frotas (2 masculinas e 1 feminina), provocando algum desgaste físico e mental na maior parte dos atletas.
Da participação do Francisco o clube destaca o facto de ter conseguido alcançar o principal objetivo definido para este Campeonato: Disputar as finais na frota de ouro onde competiu com a primeira metade dos velejadores que obtiveram a melhor classificação na fase de qualificação.
“Esta foi, sem dúvida, mais uma importante experiência para o Francisco poder continuar a perseguir o sonho que tem de ser velejador olímpico em 2028, mas, acima de tudo, para poder comprovar a evolução fantástica nos resultados que tem vindo a conseguir, a qual é fruto de toda a sua dedicação à modalidade e ao árduo trabalho que tem vindo a desenvolver diariamente nas últimas duas épocas” garantiu o clube vianense.
Francisco de 19 anos, compete na classe olímpica ILCA7, foi formado no Clube de Vela Costa Nova (CVCN) e no Clube Náutico Boca da Barra (CNBB) mas, para poder competir com outros atletas de ILCA que ocupavam os lugares cimeiros do ranking, passou a representar o Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) em maio de 2022.
Os resultados que alcançou nas provas internacionais permitiram-lhe obter o estatuto de atleta de alto rendimento, renovando-o anualmente.
Em setembro de 2022 o Francisco mudou-se para o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Lisboa, para poder treinar e competir regularmente com outros velejadores de ILCA7 e também para continuar os seus estudos, tendo já concluído o 1º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.