Este ano o número de participantes aumentou, estando inscritos neste Campeonato 155 atletas masculinos (ILCA7) e 80 femininas (ILCA6),tendo mais de 50 inscritos relativamente a 2023. Portugal esteve representado por 5 atletas, 4 masculinos e 1 feminina, sendo o Francisco Fonseca, o único representante de toda a zona Norte do país.
O número de regatas previsto para os 6 dias de prova dividiu-se em: 3 dias para a fase de qualificação e os restantes para as finais.
Apesar do vento forte que se fez sentir em 5 dos 6 dias do campeonato, foram sempre realizadas 2 regatas para as 3 frotas (2 masculinas e 1 feminina), provocando algum desgaste físico e mental na maior parte dos atletas.
Da participação do Francisco o clube destaca o facto de ter conseguido alcançar o principal objetivo definido para este Campeonato: Disputar as finais na frota de ouro onde competiu com a primeira metade dos velejadores que obtiveram a melhor classificação na fase de qualificação.
“Esta foi, sem dúvida, mais uma importante experiência para o Francisco poder continuar a perseguir o sonho que tem de ser velejador olímpico em 2028, mas, acima de tudo, para poder comprovar a evolução fantástica nos resultados que tem vindo a conseguir, a qual é fruto de toda a sua dedicação à modalidade e ao árduo trabalho que tem vindo a desenvolver diariamente nas últimas duas épocas” garantiu o clube vianense.
Francisco de 19 anos, compete na classe olímpica ILCA7, foi formado no Clube de Vela Costa Nova (CVCN) e no Clube Náutico Boca da Barra (CNBB) mas, para poder competir com outros atletas de ILCA que ocupavam os lugares cimeiros do ranking, passou a representar o Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) em maio de 2022.
Os resultados que alcançou nas provas internacionais permitiram-lhe obter o estatuto de atleta de alto rendimento, renovando-o anualmente.
Em setembro de 2022 o Francisco mudou-se para o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Lisboa, para poder treinar e competir regularmente com outros velejadores de ILCA7 e também para continuar os seus estudos, tendo já concluído o 1º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.