Este ano o número de participantes aumentou, estando inscritos neste Campeonato 155 atletas masculinos (ILCA7) e 80 femininas (ILCA6),tendo mais de 50 inscritos relativamente a 2023. Portugal esteve representado por 5 atletas, 4 masculinos e 1 feminina, sendo o Francisco Fonseca, o único representante de toda a zona Norte do país.
O número de regatas previsto para os 6 dias de prova dividiu-se em: 3 dias para a fase de qualificação e os restantes para as finais.
Apesar do vento forte que se fez sentir em 5 dos 6 dias do campeonato, foram sempre realizadas 2 regatas para as 3 frotas (2 masculinas e 1 feminina), provocando algum desgaste físico e mental na maior parte dos atletas.
Da participação do Francisco o clube destaca o facto de ter conseguido alcançar o principal objetivo definido para este Campeonato: Disputar as finais na frota de ouro onde competiu com a primeira metade dos velejadores que obtiveram a melhor classificação na fase de qualificação.
“Esta foi, sem dúvida, mais uma importante experiência para o Francisco poder continuar a perseguir o sonho que tem de ser velejador olímpico em 2028, mas, acima de tudo, para poder comprovar a evolução fantástica nos resultados que tem vindo a conseguir, a qual é fruto de toda a sua dedicação à modalidade e ao árduo trabalho que tem vindo a desenvolver diariamente nas últimas duas épocas” garantiu o clube vianense.
Francisco de 19 anos, compete na classe olímpica ILCA7, foi formado no Clube de Vela Costa Nova (CVCN) e no Clube Náutico Boca da Barra (CNBB) mas, para poder competir com outros atletas de ILCA que ocupavam os lugares cimeiros do ranking, passou a representar o Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) em maio de 2022.
Os resultados que alcançou nas provas internacionais permitiram-lhe obter o estatuto de atleta de alto rendimento, renovando-o anualmente.
Em setembro de 2022 o Francisco mudou-se para o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Lisboa, para poder treinar e competir regularmente com outros velejadores de ILCA7 e também para continuar os seus estudos, tendo já concluído o 1º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garantiu esta semana que a autarquia está disponível para apoiar soluções que assegurem a continuidade das salas de cinema no Estação Viana Shopping, recentemente encerradas pela Cineplace.
No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, o Município de Viana do Castelo dinamizou uma ação de literacia em saúde junto do grupo “Diabetes em Movimento”, recorrendo à gamificação para tornar a aprendizagem mais divertida e participativa.
O ciclista português Iúri Leitão, natural de Viana do Castelo, sagrou-se ontem campeão da Europa de omnium, nos Campeonatos de Pista que decorrem em Konya, na Turquia, tornando-se o primeiro português a vencer uma disciplina olímpica nesta competição.
A Câmara Municipal de Monção alertou para o risco de cheias nas zonas ribeirinhas do rio Minho nos próximos dias, devido à precipitação intensa e ao elevado caudal proveniente da barragem de Frieira.
A depressão Leonardo está hoje a atravessar Portugal continental, trazendo chuva persistente e por vezes forte durante a manhã, devendo evoluir para aguaceiros ao longo do dia, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.