Este ano o número de participantes aumentou, estando inscritos neste Campeonato 155 atletas masculinos (ILCA7) e 80 femininas (ILCA6),tendo mais de 50 inscritos relativamente a 2023. Portugal esteve representado por 5 atletas, 4 masculinos e 1 feminina, sendo o Francisco Fonseca, o único representante de toda a zona Norte do país.
O número de regatas previsto para os 6 dias de prova dividiu-se em: 3 dias para a fase de qualificação e os restantes para as finais.
Apesar do vento forte que se fez sentir em 5 dos 6 dias do campeonato, foram sempre realizadas 2 regatas para as 3 frotas (2 masculinas e 1 feminina), provocando algum desgaste físico e mental na maior parte dos atletas.
Da participação do Francisco o clube destaca o facto de ter conseguido alcançar o principal objetivo definido para este Campeonato: Disputar as finais na frota de ouro onde competiu com a primeira metade dos velejadores que obtiveram a melhor classificação na fase de qualificação.
“Esta foi, sem dúvida, mais uma importante experiência para o Francisco poder continuar a perseguir o sonho que tem de ser velejador olímpico em 2028, mas, acima de tudo, para poder comprovar a evolução fantástica nos resultados que tem vindo a conseguir, a qual é fruto de toda a sua dedicação à modalidade e ao árduo trabalho que tem vindo a desenvolver diariamente nas últimas duas épocas” garantiu o clube vianense.
Francisco de 19 anos, compete na classe olímpica ILCA7, foi formado no Clube de Vela Costa Nova (CVCN) e no Clube Náutico Boca da Barra (CNBB) mas, para poder competir com outros atletas de ILCA que ocupavam os lugares cimeiros do ranking, passou a representar o Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) em maio de 2022.
Os resultados que alcançou nas provas internacionais permitiram-lhe obter o estatuto de atleta de alto rendimento, renovando-o anualmente.
Em setembro de 2022 o Francisco mudou-se para o Centro de Alto Rendimento (CAR) do Jamor, em Lisboa, para poder treinar e competir regularmente com outros velejadores de ILCA7 e também para continuar os seus estudos, tendo já concluído o 1º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.