Um atleta de 58 anos morreu, este sábado, quando participava numa prova de `trail running´ em Melgaço, a contar para o campeonato nacional, confirmou o presidente da associação portuguesa da modalidade.
O atleta “foi prontamente assistido porque foi numa zona onde tinha meios de socorro perto. Estava aparentemente em paragem cardiorrespiratória, foram tentadas manobras de reanimação, mas não foi possível reverter o seu estado”, adiantou Rui Pinho.
Segundo referiu o presidente da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), a vítima era atleta federado, tinha seguro e o exame médico-desportivo em dia e era habitual praticante desta modalidade.
“Tinha `ranking´ suficiente para ir à prova do Campeonato Nacional e era um atleta experimentado”, disse ainda Rui Pinho, ao adiantar que a vítima foi encontrada por um bombeiro, que integrava as equipas que acompanham de mota os participantes durante a prova.
“Era um dos atletas da parte de trás do pelotão e já havia poucos atletas nos trilhos” quando foi encontrado já numa altura em que a prova no final, adiantou.
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a Associação de Trail Running de Portugal e o Município de Melgaço manifestaram “profundo pesar” pelo falecimento do atleta durante a sua participação no Campeonato Nacional de Trail.
À família e aos amigos do atleta, a FPA, a ATRP e o Município de Melgaço endereçaram as “mais sinceras condolências”.
A prova contou com cerca de 400 participantes.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.
Nos primeiros 11 meses deste ano, 72 pessoas perderam a vida em acidentes de viação, mais duas do que no mesmo período de 2024, segundo dados provisórios da Polícia de Segurança Pública (PSP). Das vítimas mortais, 32 morreram em colisões, 25 em despistes e 15 em atropelamentos.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.