Um atleta de 58 anos morreu, este sábado, quando participava numa prova de `trail running´ em Melgaço, a contar para o campeonato nacional, confirmou o presidente da associação portuguesa da modalidade.
O atleta “foi prontamente assistido porque foi numa zona onde tinha meios de socorro perto. Estava aparentemente em paragem cardiorrespiratória, foram tentadas manobras de reanimação, mas não foi possível reverter o seu estado”, adiantou Rui Pinho.
Segundo referiu o presidente da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), a vítima era atleta federado, tinha seguro e o exame médico-desportivo em dia e era habitual praticante desta modalidade.
“Tinha `ranking´ suficiente para ir à prova do Campeonato Nacional e era um atleta experimentado”, disse ainda Rui Pinho, ao adiantar que a vítima foi encontrada por um bombeiro, que integrava as equipas que acompanham de mota os participantes durante a prova.
“Era um dos atletas da parte de trás do pelotão e já havia poucos atletas nos trilhos” quando foi encontrado já numa altura em que a prova no final, adiantou.
Em comunicado, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a Associação de Trail Running de Portugal e o Município de Melgaço manifestaram “profundo pesar” pelo falecimento do atleta durante a sua participação no Campeonato Nacional de Trail.
À família e aos amigos do atleta, a FPA, a ATRP e o Município de Melgaço endereçaram as “mais sinceras condolências”.
A prova contou com cerca de 400 participantes.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).