O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.
A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Remo e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio do Viana Remadores do Lima (VRL) e contou com a participação de mais de 900 atletas.
A competição contou com a participação de alguns dos melhores remadores nacionais, como é o caso dos vianenses Bruna Parente e André Pinto do clube Viana Remadores do Lima.
Um dia histórico para o Remo Nacional, com o remador vianense, André Pinto a conseguir um novo record e “baixar dos 6 minutos na distância de 2 kms”. Para o Presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, este era um “upgrade deste campeonato que toda a gente ambicionava”, apesar de o atleta “ter condições físicas e técnicas para o bater, mas nunca se sabe como o atleta está no momento da verdade”. “Um record que estava em Viana e fica em Viana” com a esperança de que se mantenha “por muitos anos”.
Também a atleta Vianense, Bruna Parente bateu o seu record pessoal e ficou muito próxima do record nacional feminino, peso ligeiro, com uma diferença de 4 segundos.
Para o vereador do desporto de Viana do Castelo, Ricardo Rego, “foi uma experiência muito positiva” onde durante os dois dias de provas houve muita adesão de público que “superou as expectativas e estão todos de parabéns”.
Este campeonato também foi marcado um “Mega WOD” promovido pelo CrossFit de Viana do Castelo que marcou presença e “deu o ar da sua graça”. Um grupo também constituído com muitos ex remadores do VRL e Clube Náutico de Viana.

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.