O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.
A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Remo e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio do Viana Remadores do Lima (VRL) e contou com a participação de mais de 900 atletas.
A competição contou com a participação de alguns dos melhores remadores nacionais, como é o caso dos vianenses Bruna Parente e André Pinto do clube Viana Remadores do Lima.
Um dia histórico para o Remo Nacional, com o remador vianense, André Pinto a conseguir um novo record e “baixar dos 6 minutos na distância de 2 kms”. Para o Presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, este era um “upgrade deste campeonato que toda a gente ambicionava”, apesar de o atleta “ter condições físicas e técnicas para o bater, mas nunca se sabe como o atleta está no momento da verdade”. “Um record que estava em Viana e fica em Viana” com a esperança de que se mantenha “por muitos anos”.
Também a atleta Vianense, Bruna Parente bateu o seu record pessoal e ficou muito próxima do record nacional feminino, peso ligeiro, com uma diferença de 4 segundos.
Para o vereador do desporto de Viana do Castelo, Ricardo Rego, “foi uma experiência muito positiva” onde durante os dois dias de provas houve muita adesão de público que “superou as expectativas e estão todos de parabéns”.
Este campeonato também foi marcado um “Mega WOD” promovido pelo CrossFit de Viana do Castelo que marcou presença e “deu o ar da sua graça”. Um grupo também constituído com muitos ex remadores do VRL e Clube Náutico de Viana.

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.