O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.
A prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Remo e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o apoio do Viana Remadores do Lima (VRL) e contou com a participação de mais de 900 atletas.
A competição contou com a participação de alguns dos melhores remadores nacionais, como é o caso dos vianenses Bruna Parente e André Pinto do clube Viana Remadores do Lima.
Um dia histórico para o Remo Nacional, com o remador vianense, André Pinto a conseguir um novo record e “baixar dos 6 minutos na distância de 2 kms”. Para o Presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, este era um “upgrade deste campeonato que toda a gente ambicionava”, apesar de o atleta “ter condições físicas e técnicas para o bater, mas nunca se sabe como o atleta está no momento da verdade”. “Um record que estava em Viana e fica em Viana” com a esperança de que se mantenha “por muitos anos”.
Também a atleta Vianense, Bruna Parente bateu o seu record pessoal e ficou muito próxima do record nacional feminino, peso ligeiro, com uma diferença de 4 segundos.
Para o vereador do desporto de Viana do Castelo, Ricardo Rego, “foi uma experiência muito positiva” onde durante os dois dias de provas houve muita adesão de público que “superou as expectativas e estão todos de parabéns”.
Este campeonato também foi marcado um “Mega WOD” promovido pelo CrossFit de Viana do Castelo que marcou presença e “deu o ar da sua graça”. Um grupo também constituído com muitos ex remadores do VRL e Clube Náutico de Viana.

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.