Logo
Nacional

Ativistas climáticos bloqueiam entrada do Conselho de Ministros

14 Setembro, 2023 | 9:41
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Vinte estudantes do grupo Greve Climática Estudantil estão hoje de manhã a bloquear todas as entradas do local onde vai decorrer o Conselho de Ministros, em Algés, no concelho de Oeiras.

“Estamos a bloquear todas as entradas onde vai decorrer o Conselho de Ministros. Estamos colados aos portões e em outros casos usamos tubos de ferro”, disse à Lusa, no local, Beatriz Xavier, porta-voz dos ativistas.

Os estudantes usaram cola e alguns estão emparelhados com tubos de ferro que tapam as mãos e os braços, estando agarrados uns aos outros nas portas de acesso ao edifício das instalações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde vai decorrer a reunião interministerial, agendada para as 9h30.

“É inaceitável que os governos não coloquem nas reuniões a crise climática no centro da mesa de discussão. A humanidade registou os meses mais quentes de sempre e vai ser mais intenso. Já sabíamos disto quando começámos os primeiros protestos em 2019”, disse Beatriz Xavier do coletivo. A porta-voz afirmou ainda que os estudantes “não queriam estar aqui”, mas precisam de se manifestar.

“Somos desprezados. Segundo o último relatório da ONU, estamos no limite. O ano 2023 é fulcral”, acrescentou. Na porta principal está colocado um cartaz que diz “último inverno de gás”, alertando para os perigos da descarbonização.

Além dos ativistas que se prenderam às grades e aos portões, outros elementos do grupo de estudantes mantêm-se no exterior de forma pacífica. A polícia está presente.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.

Regional 18 Dezembro, 2025

Circo Mágico de Natal em Viana do Castelo foi cancelado

O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.

Nacional 18 Dezembro, 2025

Câmara de Caminha pede ao Governo estação salva-vidas após recentes naufrágios

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.