Neste festival de natureza onde a sustentabilidade marca lugar “não há bilhetes, nem pulseiras”. Os participantes do “I Am Nature Fest” que começa no dia 26 de agosto e decorre até ao dia 3 de setembro, vão receber bolas de sementes de plantas autóctones para espalhar pela natureza.

A ideia partiu da organização para ajudar na propagação controlada de plantas importantes para este território e pretende passar a mensagem de que o turismo e a natureza precisam de equilíbrio e moderação.
As atividades em cartaz são limitadas a um determinado número de participantes
precisamente para reduzir o impacto provocado no meio ambiente onde se inserem e para que a mensagem de sustentabilidade seja transmitida.
Segundo Isabel Sousa, da Explore Iberia, empresa que integra a organização deste evento, “só se pode celebrar a natureza se houver respeito pela mesma e se o turismo causar cada vez menos impacto”, por isso é que a sustentabilidade e a responsabilidade das empresas envolvidas é tão importante.
O festival começa no dia 26 de agosto e decorre até dia 3 de setembro e durante este período serão muitas as de baixo impacte ambiental, focadas na partilha de aprendizagens, desde as caminhadas diurnas/noturnas e aquáticas, arvorismo, visitas interpretadas, observação de animais, conversas temáticas com especialistas, ateliers com base na natureza, artesanato, jogos de tabuleiro, arqueologia, música e muito mais, sendo obrigatória a inscrição em todas as atividades em que se queira participar.
O programa está dividido em três segmentos:
– A’Cerca do Minho – atividades de interpretação e aprendizagem.
– Conversas A’Cerca do Minho – momentos de partilha informal com vários especialistas nos mais diversos temas, como, segurança na natureza, arqueologia subaquática, escolas e a natureza, e entre outros.
– Sentir o Minho – com atividades de baixo impacte ambiental promovidas pelas empresas de animação turística do Minho.
Este festival é promovido pelo Consórcio Minho Inovação e está prevista no âmbito da ação 1 – Estruturação da oferta Cycling & Walking no Minho, do projeto PA5. Turismo de Natureza/Náutico – Naturminho II, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
Inscrições através do site: wwww.iamnature.pt
Redes Sociais: https://www.facebook.com/ialtominhonature
https://www.instagram.com/iamnaturefest/
O SL Benfica sagrou-se este domingo campeão nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins, ao vencer a UD Oliveirense por 3-0 na final da Final 8 do Campeonato Nacional 2025/2026, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
Viana do Castelo recebeu este sábado a sessão inaugural das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa, dando início a um programa que decorrerá até 5 de julho e que inclui cerimónias militares, exposições, demonstrações operacionais, concertos e diversas atividades abertas à população.
Viana do Castelo está representada na FIA Lisboa 2026, a maior feira de artesanato da Península Ibérica, que decorre até 5 de julho na FIL – Parque das Nações, numa participação que visa promover o património cultural, o artesanato tradicional e a identidade do concelho junto de milhares de visitantes.
Valença recebe, no próximo dia 5 de julho, a estreia do Grande Prémio Internacional de Pumptrack Eurocidade Tui-Valença, uma competição que promete transformar o Skate Park da cidade num dos principais palcos ibéricos da modalidade e reunir cerca de 300 atletas provenientes de Portugal e Espanha.
O segundo dia das comemorações do 74.º aniversário da Força Aérea Portuguesa leva a atividade física e o convívio ao centro da programação em Viana do Castelo.
Já são conhecidos os finalistas da Final 8 do Campeonato Nacional de Sub-17 Masculinos de Hóquei em Patins 2025/2026. SL Benfica e UD Oliveirense vão disputar este domingo, às 16h00, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, o título de campeão nacional.
Portugal garantiu a qualificação para os 16 avos de final do Mundial 2026 ao empatar sem golos frente à Colômbia (0-0), na terceira e última jornada do Grupo K, disputada em Miami, nos Estados Unidos.