Neste festival de natureza onde a sustentabilidade marca lugar “não há bilhetes, nem pulseiras”. Os participantes do “I Am Nature Fest” que começa no dia 26 de agosto e decorre até ao dia 3 de setembro, vão receber bolas de sementes de plantas autóctones para espalhar pela natureza.
A ideia partiu da organização para ajudar na propagação controlada de plantas importantes para este território e pretende passar a mensagem de que o turismo e a natureza precisam de equilíbrio e moderação.
As atividades em cartaz são limitadas a um determinado número de participantes
precisamente para reduzir o impacto provocado no meio ambiente onde se inserem e para que a mensagem de sustentabilidade seja transmitida.
Segundo Isabel Sousa, da Explore Iberia, empresa que integra a organização deste evento, “só se pode celebrar a natureza se houver respeito pela mesma e se o turismo causar cada vez menos impacto”, por isso é que a sustentabilidade e a responsabilidade das empresas envolvidas é tão importante.
O festival começa no dia 26 de agosto e decorre até dia 3 de setembro e durante este período serão muitas as de baixo impacte ambiental, focadas na partilha de aprendizagens, desde as caminhadas diurnas/noturnas e aquáticas, arvorismo, visitas interpretadas, observação de animais, conversas temáticas com especialistas, ateliers com base na natureza, artesanato, jogos de tabuleiro, arqueologia, música e muito mais, sendo obrigatória a inscrição em todas as atividades em que se queira participar.
O programa está dividido em três segmentos:
– A’Cerca do Minho – atividades de interpretação e aprendizagem.
– Conversas A’Cerca do Minho – momentos de partilha informal com vários especialistas nos mais diversos temas, como, segurança na natureza, arqueologia subaquática, escolas e a natureza, e entre outros.
– Sentir o Minho – com atividades de baixo impacte ambiental promovidas pelas empresas de animação turística do Minho.
Este festival é promovido pelo Consórcio Minho Inovação e está prevista no âmbito da ação 1 – Estruturação da oferta Cycling & Walking no Minho, do projeto PA5. Turismo de Natureza/Náutico – Naturminho II, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
Inscrições através do site: wwww.iamnature.pt
Redes Sociais: https://www.facebook.com/ialtominhonature
https://www.instagram.com/iamnaturefest/
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.
Valença vai transformar-se num verdadeiro cenário de Natal de 28 de novembro a 6 de janeiro com o programa “Valença é Natal 2025”, que promete 41 dias de animação, luzes e atividades para todas as idades.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo termina esta noite, às 21h00, com a apresentação de “Hokuspokus”, da prestigiada companhia alemã Famille Flöz. Conhecida internacionalmente pelo seu teatro visual e físico, a companhia promete encerrar o evento com um espetáculo marcado pela imaginação, poesia e humor no palco do Teatro Municipal Sá de Miranda.
A Juventude Viana regressa este sábado aos jogos fora de portas, deslocando-se ao pavilhão do AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, para disputar, a partir das 21h30, a 8.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo celebra este sábado, 22 de novembro, 44 anos de atividade ininterrupta, com uma série de iniciativas que destacam o trabalho solidário e a dedicação à comunidade.
Viana do Castelo vai receber no próximo dia 21 de dezembro, às 18h00, o concerto “Obrigado, Viana!”, protagonizado pela dupla vianense Cândido e Pedro Miranda, pai e filho. O espetáculo terá lugar no Teatro Municipal Sá de Miranda e integra a programação de Viana do Castelo – VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
Viana do Castelo apresentou o “Bairro do Coração”, um projeto-piloto que promete revitalizar o comércio tradicional através da tecnologia. Desenvolvida pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), a iniciativa tem na aplicação Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso o centro de um novo ecossistema digital que recompensa quem compra no comércio local.