Neste festival de natureza onde a sustentabilidade marca lugar “não há bilhetes, nem pulseiras”. Os participantes do “I Am Nature Fest” que começa no dia 26 de agosto e decorre até ao dia 3 de setembro, vão receber bolas de sementes de plantas autóctones para espalhar pela natureza.
A ideia partiu da organização para ajudar na propagação controlada de plantas importantes para este território e pretende passar a mensagem de que o turismo e a natureza precisam de equilíbrio e moderação.
As atividades em cartaz são limitadas a um determinado número de participantes
precisamente para reduzir o impacto provocado no meio ambiente onde se inserem e para que a mensagem de sustentabilidade seja transmitida.
Segundo Isabel Sousa, da Explore Iberia, empresa que integra a organização deste evento, “só se pode celebrar a natureza se houver respeito pela mesma e se o turismo causar cada vez menos impacto”, por isso é que a sustentabilidade e a responsabilidade das empresas envolvidas é tão importante.
O festival começa no dia 26 de agosto e decorre até dia 3 de setembro e durante este período serão muitas as de baixo impacte ambiental, focadas na partilha de aprendizagens, desde as caminhadas diurnas/noturnas e aquáticas, arvorismo, visitas interpretadas, observação de animais, conversas temáticas com especialistas, ateliers com base na natureza, artesanato, jogos de tabuleiro, arqueologia, música e muito mais, sendo obrigatória a inscrição em todas as atividades em que se queira participar.
O programa está dividido em três segmentos:
– A’Cerca do Minho – atividades de interpretação e aprendizagem.
– Conversas A’Cerca do Minho – momentos de partilha informal com vários especialistas nos mais diversos temas, como, segurança na natureza, arqueologia subaquática, escolas e a natureza, e entre outros.
– Sentir o Minho – com atividades de baixo impacte ambiental promovidas pelas empresas de animação turística do Minho.
Este festival é promovido pelo Consórcio Minho Inovação e está prevista no âmbito da ação 1 – Estruturação da oferta Cycling & Walking no Minho, do projeto PA5. Turismo de Natureza/Náutico – Naturminho II, aprovado no âmbito do Norte 2020 – Estratégias de Eficiência Coletiva PROVERE – Projetos Âncora.
Inscrições através do site: wwww.iamnature.pt
Redes Sociais: https://www.facebook.com/ialtominhonature
https://www.instagram.com/iamnaturefest/
Viana do Castelo prepara-se para receber, nos dias 18 e 19 de setembro, a EuRuKo (European Ruby Conference), o mais antigo e prestigiado evento europeu dedicado à linguagem de programação Ruby. A iniciativa, que reúne anualmente cerca de 700 participantes, marca um momento histórico para a cidade, ao colocá-la em destaque no panorama tecnológico internacional.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular anunciou que a CP – Comboios de Portugal assegurou a reposição do serviço do comboio internacional Celta (Porto – Vigo) sem necessidade de transbordo em Viana do Castelo, prevista para meados de dezembro.
A companhia Krisálida está a dinamizar, ao longo dos meses de setembro e outubro, uma programação cultural diversificada no concelho de Caminha, no âmbito do projeto KAAMinho. A iniciativa inclui espetáculos de teatro para públicos diversos, oficinas criativas para crianças e o desenvolvimento da nova produção original da companhia, intitulada “Caminhos Cruzados”, com estreia prevista para novembro.
Entre 9 e 15 de setembro, decorreu a campanha nacional de segurança rodoviária “Cinto-me Vivo”, promovida pela ANSR, em parceria com a GNR e a PSP, com o objetivo de alertar para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança – cinto, cadeirinhas e capacetes.
O Olímpico Vianense tem razões para celebrar: o seu atleta, Ussumani Djumo, protagonizou um momento histórico para a Guiné-Bissau ao participar pela primeira vez na disciplina dos 110 metros barreiras nos Campeonatos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, Japão.
Lucas Jacob, atleta do Darque Kayak Clube, já se encontra a caminho de Sydney, na Austrália, onde irá representar Portugal no Campeonato do Mundo de Slalom em Canoagem, que decorre entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro.
Viana do Castelo junta-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro em centenas de cidades europeias. Este ano, o tema central é “Mobilidade para todos”, reforçando a importância de garantir acessibilidade, segurança e sustentabilidade nos modos de transporte para todos os cidadãos, independentemente da idade, condição física ou local de residência.