Logo
Regional

Ativado plano de contingência para prevenir aumento de ‘pellets’ de plástico nas praias

12 Janeiro, 2024 | 9:20
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Face ao aparecimento de "pellets" de plástico nas praias da Galiza e, posteriormente, na costa do lado português, já foi ativado um plano de contingência, ao nível do 2º grau, estando a ser coordenado pelo chefe do Departamento Marítimo Norte. A informação foi avançada pelo Município de Caminha. 

“A Câmara Municipal de Caminha continua a acompanhar o caso do aparecimento de pellets de plástico nas praias da Galiza, mantendo contacto estreito com as autoridades, designadamente a Capitania. Apesar da quantidade que deu já à costa do lado português ser relativamente residual ainda, foi já ativado um plano de contingência, no âmbito do Plano Mar Limpo, prevenindo eventual aumento dessas pellets de plástico nas praias”, esclareceu a autarquia em nota.

Entretanto, o Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa, está a efetuar o cálculo constante da deriva dos pellets, “não se verificando até ao momento probabilidade de aparecimento de grandes quantidades do material na costa portuguesa”. No entanto, caso o cenário de aumento se concretize a autarquia diz haver “diversas equipas em prontidão”.

Desde o passado dia 8 de janeiro que o patrulhamento, na orla costeira das áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos de Caminha e Viana do Castelo, foi reforçado.

Até ao momento, foram encontradas quantidades “pouco significativas” de pellets na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo e em toda a extensão do areal do Forte do Cão até à praia de Vila Praia de Âncora, “desconhecendo-se se o material encontrado está relacionado com a ocorrência na Galiza”.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Outubro, 2024

Está grávida? Descubra como incluir a atividade física na sua rotina diária

A "Mamãs Sem Dúvidas" organiza no próximo sábado, dia 19 de outubro, entre as 10h30 e as 11h15, mais uma edição do evento online "Barrigas Ativas".

Regional 17 Outubro, 2024

Politécnico de Viana do Castelo promove turismo associado à pesca e património marítimo

O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se como a instituição com mais candidaturas no âmbito do FISATUR, um projeto europeu focado no turismo sustentável ligado à pesca e ao património marítimo da região atlântica.

Música 17 Outubro, 2024

GNR voltam a Paredes de Coura

A 'Pronúncia do Norte', traduzida em inúmeras canções emblemáticas da moderna música portuguesa das últimas décadas, sobe ao palco do Centro Cultural de Paredes de Coura esta sexta-feira, 18 de outubro, pelas 21h30, com a banda de Rui Reininho, Jorge Romão e Toli Machado.

Nacional 17 Outubro, 2024

Polícia Marítima já pode utililizar bodycams

Os elementos da Polícia Marítima podem utilizar, a partir desta quinta-feira, 'bodycams', tornando-se o primeiro órgão de polícia criminal em Portugal a usar este instrumento, foi publicado em Diário da República.

Regional 17 Outubro, 2024

Viana do Castelo representa região dos vinhos verdes no 43º Festival Nacional de Gastronomia

Viana do Castelo, enquanto município associado da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), participa, a 20 de outubro, no 43 º Festival Nacional de Gastronomia, que decorre na Casa do Campino, em Santarém.

Regional 17 Outubro, 2024

Valença: Cerdal organiza Desfolhada com Sabores e Saberes da Tradição

A Desfolhada Tradicional regressa a Cerdal, Valença, no fim de semana de 19 e 20 de outubro, acompanhada dos sabores do arroz de sarrabulho e rojões, muitos petiscos, vinhos novos e muita animação.

Regional 17 Outubro, 2024

VN Cerveira abriu candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior

Já arrancou o período para apresentação de candidaturas às Bolsas de Estudo para Alunos do Ensino Superior 2024/2025, atribuídas pelo Município de Vila Nova de Cerveira. Em causa está o apoio a 15 jovens e uma prestação anual de 1500 euros.