Face ao aparecimento de "pellets" de plástico nas praias da Galiza e, posteriormente, na costa do lado português, já foi ativado um plano de contingência, ao nível do 2º grau, estando a ser coordenado pelo chefe do Departamento Marítimo Norte. A informação foi avançada pelo Município de Caminha.
“A Câmara Municipal de Caminha continua a acompanhar o caso do aparecimento de pellets de plástico nas praias da Galiza, mantendo contacto estreito com as autoridades, designadamente a Capitania. Apesar da quantidade que deu já à costa do lado português ser relativamente residual ainda, foi já ativado um plano de contingência, no âmbito do Plano Mar Limpo, prevenindo eventual aumento dessas pellets de plástico nas praias”, esclareceu a autarquia em nota.
Entretanto, o Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa, está a efetuar o cálculo constante da deriva dos pellets, “não se verificando até ao momento probabilidade de aparecimento de grandes quantidades do material na costa portuguesa”. No entanto, caso o cenário de aumento se concretize a autarquia diz haver “diversas equipas em prontidão”.
Desde o passado dia 8 de janeiro que o patrulhamento, na orla costeira das áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos de Caminha e Viana do Castelo, foi reforçado.
Até ao momento, foram encontradas quantidades “pouco significativas” de pellets na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo e em toda a extensão do areal do Forte do Cão até à praia de Vila Praia de Âncora, “desconhecendo-se se o material encontrado está relacionado com a ocorrência na Galiza”.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.