Face ao aparecimento de "pellets" de plástico nas praias da Galiza e, posteriormente, na costa do lado português, já foi ativado um plano de contingência, ao nível do 2º grau, estando a ser coordenado pelo chefe do Departamento Marítimo Norte. A informação foi avançada pelo Município de Caminha.
“A Câmara Municipal de Caminha continua a acompanhar o caso do aparecimento de pellets de plástico nas praias da Galiza, mantendo contacto estreito com as autoridades, designadamente a Capitania. Apesar da quantidade que deu já à costa do lado português ser relativamente residual ainda, foi já ativado um plano de contingência, no âmbito do Plano Mar Limpo, prevenindo eventual aumento dessas pellets de plástico nas praias”, esclareceu a autarquia em nota.
Entretanto, o Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa, está a efetuar o cálculo constante da deriva dos pellets, “não se verificando até ao momento probabilidade de aparecimento de grandes quantidades do material na costa portuguesa”. No entanto, caso o cenário de aumento se concretize a autarquia diz haver “diversas equipas em prontidão”.
Desde o passado dia 8 de janeiro que o patrulhamento, na orla costeira das áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos de Caminha e Viana do Castelo, foi reforçado.
Até ao momento, foram encontradas quantidades “pouco significativas” de pellets na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo e em toda a extensão do areal do Forte do Cão até à praia de Vila Praia de Âncora, “desconhecendo-se se o material encontrado está relacionado com a ocorrência na Galiza”.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.
Viana do Castelo prepara-se para um fim de semana recheado de desporto e animação, com eventos para todos os gostos e idades.
Monção vai acolher, no dia 13 de dezembro, as III Jornadas Micológicas, iniciativa que junta ciência, natureza, cultura e gastronomia em torno do estudo e preservação dos cogumelos. O ponto de encontro será às 9h00 no Parque da Senhora da Vista, em Pias.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.