Logo
Regional

Ativado plano de contingência para prevenir aumento de ‘pellets’ de plástico nas praias

12 Janeiro, 2024 | 9:20
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

Face ao aparecimento de "pellets" de plástico nas praias da Galiza e, posteriormente, na costa do lado português, já foi ativado um plano de contingência, ao nível do 2º grau, estando a ser coordenado pelo chefe do Departamento Marítimo Norte. A informação foi avançada pelo Município de Caminha. 

“A Câmara Municipal de Caminha continua a acompanhar o caso do aparecimento de pellets de plástico nas praias da Galiza, mantendo contacto estreito com as autoridades, designadamente a Capitania. Apesar da quantidade que deu já à costa do lado português ser relativamente residual ainda, foi já ativado um plano de contingência, no âmbito do Plano Mar Limpo, prevenindo eventual aumento dessas pellets de plástico nas praias”, esclareceu a autarquia em nota.

Entretanto, o Instituto Hidrográfico, da Marinha Portuguesa, está a efetuar o cálculo constante da deriva dos pellets, “não se verificando até ao momento probabilidade de aparecimento de grandes quantidades do material na costa portuguesa”. No entanto, caso o cenário de aumento se concretize a autarquia diz haver “diversas equipas em prontidão”.

Desde o passado dia 8 de janeiro que o patrulhamento, na orla costeira das áreas de jurisdição das Capitanias dos Portos de Caminha e Viana do Castelo, foi reforçado.

Até ao momento, foram encontradas quantidades “pouco significativas” de pellets na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo e em toda a extensão do areal do Forte do Cão até à praia de Vila Praia de Âncora, “desconhecendo-se se o material encontrado está relacionado com a ocorrência na Galiza”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 7 Fevereiro, 2026

Rui Felgueiras eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta em inovação na ação social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Rio Minho transborda e inunda algumas zonas em Monção

O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Jogo entre Voleibol Clube de Viana e o Marinhense cancelado devido aos estragos da depressão Kristin

O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez: Derrocada obriga ao corte de estrada em Cendufe

A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.

Internacional 7 Fevereiro, 2026

Europa manifesta solidariedade a Portugal após tempestades e inundações

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.

Nacional 6 Fevereiro, 2026

Depressão Marta traz chuva, neve e vento intenso a Portugal continental

Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.