No passado domingo, 6 de outubro, o capitão de equipa da Associação Desportiva de Campos, em jogo frente ao Ilustre Caminha SDQ no Campeonato Distrital da 2ª divisão, viu ser-lhe exibido o cartão branco.
Em causa esteve a atitude do jogador, Hugo Carpinteira, ao alertar o árbitro, quando foi dado à equipa de Vila Nova de Cerveira um Pontapé de Canto aos 33 minutos, que o mesmo teria sido o último a tocar na bola, pelo que teria de recomeçar com Pontapé de Baliza.
Após esta atitude, o árbitro Francisco Vieira, retificou a decisão e consequentemente mostrou o Cartão Branco ao jogador do Campos. “No final do jogo ofereci o mesmo Cartão Branco e escrevi umas palavras de agradecimento” explicou o árbitro à AFVC.
No cartão pode ler-se: “Durante o jogo Campos – Ilustre Caminha, o Capitão Hugo decidiu em bom da verdade desportiva não se aproveitar de uma decisão errada do Árbitro! Muitos Parabéns!”
Em declarações à AFVC, Hugo Carpinteira confessa: “Sinceramente no momento em que o arbitro apitou pensei que me ia dar amarelo, mas depois, quando vi o cartão branco é óbvio que gostei! Ao ser cumprimentado pelo árbitro em gesto de agradecimento e aplaudido pelos adversários e adeptos é impossível ficar indiferente.”.

A AFVC congratulou-se com a atitude do jogador e do árbitro.
O cartão branco, lançado em 2015 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, premeia comportamentos eticamente relevantes de vários agentes envolvidos num jogo.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.