Até dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade. A iniciativa, enquadrada no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, visa estimular o comércio tradicional e dinamizar o casco histórico vianense no primeiro mês do novo ano.
Promovendo uma atividade cultural de grande tradição, o município conta com a colaboração de 28 grupos, associações e coletividades locais na dinamização destas arruadas de janeiras.
A iniciativa arrancou no primeiro fim-de-semana de janeiro e prolonga-se por todo o mês. Assim, dia 10 de janeiro, poderão ouvir-se Metamorphys – Casulo Abrigo e GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
Dia 11 de janeiro, atuam o Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Sport União Cardielense.
No dia 12, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz, o Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes e Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo apresentam-se na cidade.
No dia 18 de janeiro, atuam Ronda Típica de Carreço, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Areosa, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Rancho Danças e Cantares de Afife.
A 19 de janeiro, Grupo de Danças e Cantares de Perre e A Casa – Comunidade Cristã em Viana.
De seguida, a 24 de janeiro, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira apresentam-se pela cidade.
Dia 25 de janeiro, atuam ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Modilhas do Neiva de A Mó, Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Grupo de Janeiras Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves.
A 26 de janeiro, Comissão da Capela de Santa Catarina – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, Grupo Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha e Grupo Folclórico de S. Paulo.
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.