Até dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade. A iniciativa, enquadrada no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, visa estimular o comércio tradicional e dinamizar o casco histórico vianense no primeiro mês do novo ano.
Promovendo uma atividade cultural de grande tradição, o município conta com a colaboração de 28 grupos, associações e coletividades locais na dinamização destas arruadas de janeiras.
A iniciativa arrancou no primeiro fim-de-semana de janeiro e prolonga-se por todo o mês. Assim, dia 10 de janeiro, poderão ouvir-se Metamorphys – Casulo Abrigo e GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
Dia 11 de janeiro, atuam o Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Sport União Cardielense.
No dia 12, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz, o Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes e Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo apresentam-se na cidade.
No dia 18 de janeiro, atuam Ronda Típica de Carreço, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Areosa, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Rancho Danças e Cantares de Afife.
A 19 de janeiro, Grupo de Danças e Cantares de Perre e A Casa – Comunidade Cristã em Viana.
De seguida, a 24 de janeiro, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira apresentam-se pela cidade.
Dia 25 de janeiro, atuam ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Modilhas do Neiva de A Mó, Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Grupo de Janeiras Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves.
A 26 de janeiro, Comissão da Capela de Santa Catarina – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, Grupo Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha e Grupo Folclórico de S. Paulo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.