Até dia 26 de janeiro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove “Arruada de Janeiras” no centro histórico da cidade. A iniciativa, enquadrada no âmbito da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, visa estimular o comércio tradicional e dinamizar o casco histórico vianense no primeiro mês do novo ano.
Promovendo uma atividade cultural de grande tradição, o município conta com a colaboração de 28 grupos, associações e coletividades locais na dinamização destas arruadas de janeiras.
A iniciativa arrancou no primeiro fim-de-semana de janeiro e prolonga-se por todo o mês. Assim, dia 10 de janeiro, poderão ouvir-se Metamorphys – Casulo Abrigo e GRECANE – Grupo Folclórico de Castelo do Neiva.
Dia 11 de janeiro, atuam o Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha e Sport União Cardielense.
No dia 12, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz, o Grupo de Janeiras Nossa Senhora das Boas Novas – Mazarefes e Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo apresentam-se na cidade.
No dia 18 de janeiro, atuam Ronda Típica de Carreço, Escola de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, Grupo de Danças e Cantares de Serreleis, Grupo Folclórico de Viana do Castelo, Grupo Etnográfico de Areosa, Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e Rancho Danças e Cantares de Afife.
A 19 de janeiro, Grupo de Danças e Cantares de Perre e A Casa – Comunidade Cristã em Viana.
De seguida, a 24 de janeiro, as Janeiras da Associação de Moradores da Abelheira apresentam-se pela cidade.
Dia 25 de janeiro, atuam ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical, Cantadeiras do Vale do Neiva, Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa, Modilhas do Neiva de A Mó, Cantigas da Rapaziada – Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, Grupo de Janeiras Luar das Neves – Centro Recreativo e Cultural das Neves.
A 26 de janeiro, Comissão da Capela de Santa Catarina – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Monserrate, Grupo Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Anha e Grupo Folclórico de S. Paulo.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.